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SAIBA COMO MELHORAR A SUA ACUIDADE VISUAL COM ESTES 6 EXERCÍCIOS

17-10-2018

 

 

Muitos casos são causados por problemas genéticos e ambientais, porém cada vez mais pacientes desenvolvem problemas oculares devido à exposição contínua às luzes dos ecrãs.

 

O mais preocupante de tudo é que, apesar das advertências, muitos continuam a usar estes elementos sem tomar medidas preventivas, e ignoram algumas precauções que minimizam os efeitos negativos do seu uso.

 

Embora as consequências não se manifestem imediatamente, com o passar dos dias apresentam-se quadros de stress visual e algumas doenças que afetam a capacidade de ver claramente. Por isso, é essencial ter mais cuidado com a saúde dos nossos olhos, adotando hábitos saudáveis que ajudam a mantê-los fortes.

 

Entre estes, encontramos alguns exercícios simples que, quando praticados todos os dias, relaxam e fortalecem os olhos.

 

 

1. Exercício de relaxamento

 

Este simples exercício de relaxamento é perfeito para descansar os olhos durante um longo dia de trabalho no computador. A sua prática ajuda a aliviar o stress visual, assim como melhora a acuidade visual e reduz a sensibilidade à luz.

 

Como fazê-lo?

  • Fique longe de todas as telas, de preferência escolha um lugar tranquilo, esfregue as palmas das suas mãos limpas até sentir uma sensação de calor.

 

  • Em seguida, feche os olhos e cubra-os com as mãos quentes, sem pressão.

 

  • Ao cobrir os olhos deixe o nariz livre para respirar, mas os dedos devem estar bem juntos para que não entre luz.

 

  • Imagine uma escuridão profunda e se concentre em relaxar os olhos ao fazer uma respiração lenta.


Mantenha o exercício por 2 ou 3 minutos, e abra os olhos.

 

 

2. Abrir e fechar os olhos fortemente

 

Abrir e fechar os olhos de forma exagerada é uma atividade interessante para relaxar os olhos e reduzir os efeitos das luzes dos monitores. Por mais simples que pareça, esta prática relaxa os olhos, aumenta a lubrificação natural, e ajuda a prevenir a vermelhidão.

 

Como fazê-lo?

  • Feche bem os olhos com força durante 5 segundos e, em seguida, abra o máximo que puder durante 3 ou 5 segundos.

 

Realize de 10 a 12 repetições seguidas.

 

 

3. Exercício com os dedos

 

Um simples exercício de relaxamento com as pontas dos dedos pode ajudar a aumentar a humidade natural dos olhos e prevenir o ressecamento causado pelo uso contínuo de aparelhos eletrônicos.

 

Como fazê-lo?

  • Num lugar calmo, sem muita luz, feche os olhos e massageie suavemente com as pontas dos dedos.

 

  • Pressione cuidadosamente as pálpebras superiores e faça movimentos circulares por 8 ou 10 segundos.

 

Complete 8 repetições e descanse.

 

 

4. Movimentos circulares

 

Os movimentos circulares dos olhos são um exercício de fortalecimento visual que pode ajudar a prevenir a deterioração da córnea e da mácula.

 

Ao fazê-lo, reduzimos o stress causado pela fadiga e, por sua vez, aumentamos a humidade e circulação.

 

Como fazê-lo?

  • Mova os olhos de forma circular, no sentido dos ponteiros do relógio.

 

Realize esse movimento 21 vezes, repouse por 30 segundos, e repita o movimento na mesma quantidade na direção oposta.

 

 

5. Exercício de foco

 

Atividades centradas num foco são muito boas para aumentar a acuidade visual e combater a visão turva. Neste caso, utilizaremos um lápis, mas também pode ser feito com muitos outros objetos.

 

Como fazê-lo?

  • Pegue num lápis com uma das mãos e estique o braço para a frente, tanto quanto possível.

 

  • Mova a sua mão lentamente, aproximando o lápis do nariz sem deixar de olhar para ele.

 

  • Agora mova-o para o lado e para frente, mantendo sempre o foco.

 

Faça de 10 a 20 repetições.

 

 

6. Escrita imaginária

 

A escrita imaginária é uma atividade de reforço visual que ajuda a prevenir a deterioração prematura dos olhos.

 

Como fazê-lo?

  • Fique de frente para uma parede, de preferência branca, e finja que está escrevendo com seus olhos sem mover a cabeça.

 

  • Quanto maior for a letra, mais forte será a sua visão.

 

Descanse por 20 segundos e faça 5 repetições.

 


Dedicando apenas alguns minutos por dia, podemos fortalecer a saúde visual de forma natural e eficaz.

 

Pratique estas atividades uma vez por dia e descubra que são boas opções para relaxar os olhos quando começar a sentir cansaço visual.


fonte: Adaptado de: "Incrível.club"

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