Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

BARRIGA INCHADA: 12 DICAS PARA ACABAR DE VEZ COM ELA!

19-11-2018

 

 

Há dias em que sentimos que as calças custam mais a apertar, ou então aquela camisola que adoramos parece que já não se ajusta bem ao corpo. Há também outros momentos em que saímos de casa de barriga lisa e no final do dia parecemos verdadeiros mestres da cerveja. Sim, estamos a falar daquela sensação chata de barriga inchada.

 

A barriga inchada, além de ser uma questão estética para muitas pessoas, também é sinal de desconforto e uma das causas para a falta de autoestima.

 

“O excesso de peso, a acumulação de gases, a obstipação, as alterações hormonais, o sedentarismo, as intolerâncias alimentares e até os problemas digestivos podem ser um dos motivos para termos a barriga inchada quase sempre”, explica Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

 

Mas não são as únicas razões. E não vale a pena começar com as desculpas. Porquê? Porque de nada vale comer uma sopa ao almoço ou uma salada saudável, se depois comer uma sandes com presunto e um pacote de batatas fritas, ou se na sobremesa optar por um chocolate cheio de açúcar.

 

A boa notícia é que, dependendo da causa, alterar pequenas coisas do dia-a-dia pode ajudar a reduzir o inchaço abdominal e a tornar a barriga mais lisa.

 

 

Como Reduzir o Inchaço

 

 


 

Beba muitos líquidos - Pode parecer simples, mas a verdade é que muitos ignoram este passo, que poderia ajudar bastante a acabar com aquela sensação de barriga inchada. Em termos de líquidos, a água é sempre a melhor opção. Para não enjoar, também pode optar por chá de ervas. O de cavalinha, hibisco, dente de leão e o chá verde são excelentes opções.

 

 

Diga adeus ao sal - Sim, tem mesmo de ser. O excesso de sal provoca retenção de líquidos, fazendo a barriga parecer mais inchada. Como substituto, e para que a sua comida não fique "sem piada", poderá usar especiarias e ervas aromáticas.

 

 

Tenha atenção ao pão - O pão vai ser uma eterna dor de cabeça para muitas pessoas. Mas atenção: não tem de deixar de comer. Na verdade, basta fazer algumas trocas. Em vez de pão branco, escolha pão sem glúten ou pita. Ao fim de uma semana já vai notar uma diferença substancial.

 

 

Acabe com a ingestão de lactose - Muitas pessoas não produzem lactase em quantidade suficiente para digerir a lactose e isso causa distensão, desconforto abdominal e flatulência. Em alternativa, experimente beber bebidas vegetais.

 

 

 

 

Não tenha pressa na hora de comer - Achava que o problema estava só no tipo de comida? A forma como come também pode fazer com que fique com a barriga inchada. Por isso, tenha a certeza que mastiga bem os alimentos e procure comer sem pressas. Porquê? De acordo com a especialista, isso vai fazer com que seja mais fácil digerir os alimentos e evitar que engula ar em excesso, diminuindo a formação de gases.

 

 

Cuidado com os alimentos que escolhe - Existem determinados alimentos que fermentam mais no intestino. Isso significa que têm mais tendência para provocar flatulência. Para isso não acontecer, evite comer demasiados brócolos, leguminosas, couves, alface e cebola.

 

 

Tenha estes alimentos sempre em casa - Por outro lado, existem alimentos que pode e deve privilegiar. O kiwi, os espargos, o melão e a meloa, a alcachofra e o ananás são alguns dos alimentos que deve incluir na alimentação diária. "Eles têm propriedades depurativas que fazem com que nos sintamos menos inchados."

 

 

Bebidas com gás, nunca mais - É melhor esquecer as bebidas e refrigerantes gaseificados. Sabia que o gás contido nas bebidas provoca dilatação do estômago? Consequentemente, sentimos aquela sensação chata de barriga inchada.

 

 

 

 

Elimine os alimentos processados - Chegou o momento de se despedir dos alimentos processados, dos fritos e daqueles produtos cheios de açúcar refinado. A verdade é que são eles os verdadeiros culpados da acumulação de gordura abdominal e de não conseguir vestir aquelas calças que tanto adora.

 

 

A fruta da época é sempre bem-vinda - De acordo com a nutricionista, uma dica simples e eficaz é apostar em frutas e vegetais da época, como a laranja e, com a chegada do verão, o melão e a melancia. São ricos em fibra e, por isso, ajudam a combater a obstipação.

 

 

Não, adoçantes artificais não ajudam - O excesso de adoçantes provoca inchaço. Ou seja, em vez de iogurte magros opte pelos naturais não açucarados e adicione um pouco de canela ou baunilha. Se bebe refrigerantes light, o melhor é mesmo trocar por água, chá ou água aromatizada. No final, vai sentir a diferença.

 

 

Chega de sofá - Praticar exercício físico não só o deixa em forma, como pode ajudar (e muito) a diminuir o inchaço da barriga. Além disso, "não só aumenta o dispêndio energético como ainda ajuda a regular o trânsito intestinal, favorecendo o peristaltismo (movimentos involuntários do intestino)".


fonte: Adaptado de: "NiT"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.