Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

FALTA DE VITAMINA B12: SINTOMAS, CAUSAS E FONTES

29-11-2018

 

 

A Vitamina B12 ou cobalamina é essencial para a formação de células vermelhas do sangue, para a produção de DNA e para o funcionamento adequado e saúde dos tecidos nervosos.

 

Se não for corretamente tratada, a falta de Vitamina B12 pode levar à anemia e a danos irreversíveis nos nervos e no cérebro.

 

O corpo humano não produz Vitamina B12, portanto é preciso obtê-la a partir de duas possíveis fontes: alimentos de origem animal, ou suplementos. E ela precisa ser consumida com regularidade.

 

A quantidade exata de Vitamina B12 que cada pessoa precisa depende da idade, da dieta e das condições de saúde de cada um.

 

 

 

Causas da Falta de Vitamina B12

 

 

Existem muitas causas para a deficiência de vitamina B12. Surpreendentemente, duas delas são práticas que visam exatamente melhorar a saúde: A dieta vegetariana e cirurgia para perda de peso.

 

As plantas não são fontes de vitamina B12. Ela só pode ser encontrada nas carnes, ovos, produtos lácteos e outros derivados de animais, alimentos que são restritamente consumidos em dietas vegetarianas e evitados completamente por veganos. Este grupo de pessoas possui um alto risco de desenvolver uma deficiência de Vitamina B12 caso não comam grãos enriquecidos com a vitamina ou tomem suplementos vitamínicos.

 

As pessoas que passam por cirurgias para perda de peso também são mais susceptíveis à falta de Vitamina B12 porque a operação interfere na capacidade do corpo para extrair a Vitamina B12 dos alimentos.

 

As condições a seguir também podem causar deficiência de vitamina B12:

 

  • Utilização de drogas para a azia que reduzem a produção de ácido no estômago (Os ácidos são necessários para a absorção da Vitamina B12);
  • Em pessoas idosas, devido à redução na produção de ácido no estômago;
  • Gastrite atrófica, que causa estreitamento no revestimento do estômago;
  • Anemia perniciosa, que torna difícil a absorção da vitamina pelo organismo;
  • Condições que afetam o intestino delgado, como a doença de Crohn, doença celíaca, bacteriano ou parasitas intestinais;
  • Alcoolismo;
  • Distúrbios no sistema imunológico como lúpus;
  • Uso de medicamentos redutores da acidez do estômago em longo prazo;
  • Bebés nascidos de mães vegetarianas também podem não obter quantidade suficiente de Vitamina B12;

 

O risco de deficiência de Vitamina B12 também aumenta com a idade.

 

 

https://static.tuasaude.com/img/pa/ra/para-que-serve-a-vitamina-b2-1-640-427.jpg

 

 

Sintomas

 

 

Anemia é um sintoma comum de deficiência de B12 - O corpo precisa de Vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos, uma deficiência da vitamina reduz o número de células vermelhas na circulação do sangue, resultando numa condição chamada anemia.

 

A anemia provoca sintomas que incluem fadiga, desmaios, tonturas, dores de cabeça, pele pálida e falta de ar.

 

Falta de B12 pode causar queda de cabelo - Muitas partes diferentes do corpo necessitam de Vitamina B12, incluindo o fígado, olhos, pele e cabelo. Um possível sintoma da falta de Vitamina B12 é a perda de cabelo, porque as células precisam de se dividir constantemente para produzirem um cabelo novo, um processo que requer a produção de DNA. Sem Vitamina B12 suficiente, o cabelo para de crescer e o que existe começa a cair.

 

Quando a perda de cabelo é acompanhada por sintomas de desnutrição e distúrbios gastrointestinais, também é necessário verificar a carência de vitaminas e minerais, incluindo a Vitamina B12.

 

 

Os sintomas da falta de B12 na pele - A deficiência de Vitamina B12 pode causar vários outros sintomas superficiais, incluindo manchas ou lesões na pele, ou estomatite angular, uma condição caracterizada pelo ressecamento dos cantos da boca. Outras deficiências ou condições de saúde também podem causar estes sintomas, mas a carência de Vitamina B12 deve ser analisada.

 

 

Falta prolongada de Vitamina B12 causa danos nos nervos - A deficiência prolongada de B12 pode causar danos aos nervos; Os primeiros sintomas são sensações de formigamento nas mãos e pés, ou graus crescentes de dormência nos membros.

 

Com o tempo, os danos aos nervos que controlam os músculos causam dificuldade para andar e coordenar os movimentos. Também podem ocorrer problemas de visão, incluindo cegueira e alucinações.

 

Lesões nos nervos também podem causar, em longo prazo, depressão, problemas de memória ou alterações de personalidade.

 

 

 

Como repor a Vitamina B12?

 

 

A Vitamina B12, ou cobalamina, é o maior e mais complexo vitamínico conhecido atualmente pelo homem. Uma pequena deficiência desta vitamina pode levar a diversas condições de saúde em curto prazo e causar danos permanentes para o cérebro e o sistema nervoso central em longo prazo.

 

A Vitamina B12 só pode ser encontrada naturalmente em produtos de origem animal, no entanto, formas sintéticas estão disponíveis para serem adicionadas aos alimentos, como os cereais.

 

  • Moluscos como as ameijoas;
  • Carne vermelha;
  • Carne de peru;
  • Ostras;
  • Carne de frango;
  • Carne de caranguejo;
  • Salmão;
  • Cereais enriquecidos;
  • Carne de truta;
  • Carne de Arenque.

fonte: "Mundo em Boa Forma"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.