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VITAMINA K2: BENEFÍCIOS E ONDE ENCONTRÁ-LA

03-12-2018

 

 

Se existe uma Vitamina que você precisa conhecer mais a respeito, é a Vitamina K2. Não só porque ela deve estar em falta no seu organismo, mas também porque, apesar de muito pouco conhecida, ela pode trazer inúmeros benefícios à saúde, como você vai ver no nosso artigo de hoje.

 

O nutriente tem sido apontado nos últimos tempos como extremamente eficiente no combate a diversos males que possam acometer o corpo, dentre eles, doenças cardíacas e a temida osteoporose, esta que atinge principalmente mulheres no período da menopausa.

 

A Vitamina K2 também é conhecida pelas suas propriedades anti-hemorrágicas. O "K" vem da palavra dinamarquesa koagulation, que significa “coagulação” em português. Para quem não sabe, essa função da Vitamina no organismo é essencial para impedir sangramentos que possam levar a quadros de hemorragias.

 

 

 

O que é e para que serve a Vitamina K2?

 

 

As Vitaminas K fazem parte do grupo de vitaminas lipossolúveis, ou seja, que para serem absorvidas pelo nosso corpo necessitam estar ligadas às gorduras (lipídeos).

 

Existem três tipos de Vitamina K: A K1 (fitomenadiona), que pode ser encontrada em vegetais de cor escura; a K2 (menaquinona), assunto do nosso artigo de hoje e que é produzida por bactérias ou presente em alimentos fermentados, e a K3 (menadiona sintética), encontrada geralmente na maioria dos suplementos.

 

Apesar de as três vitaminas serem de extrema importância para a nossa saúde, a Vitamina K2 é considerada essencial à saúde, uma vez que pode ajudar a combater doenças cardíacas e a fortalecer os nossos ossos. No entanto, a quantidade desse nutriente produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino acaba por não ser suficiente para prevenir esses males, ainda mais com o passar dos anos, em que a produção passa a diminuir ainda mais, provocando a deficiência dessa vitamina no organismo.

 

Sendo assim, é preciso suprir as necessidades de Vitamina K2 do corpo através da alimentação e de suplementos. Por outro lado, a partir dos alimentos ricos no nutriente, que você vai conhecer nos próximos parágrafos desse artigo, é possível melhorar apenas a coagulação sanguínea. No entanto, alguns outros benefícios da vitamina só podem ser obtidos através de suplementos.

 

 

 

 

 

Benefícios

 

 

A Vitamina K2 é produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino. Por isso, os seus benefícios dão-se, na sua maioria, nessa parte do corpo.

 

Além disso, o principal motivo que leva este nutriente a ser considerado um dos mais importantes ao bom funcionamento do corpo é o seu poder de potencializar as funções da Vitamina D, em especial a D3, que juntas ajudam a fortalecer os ossos e a melhorar a saúde cardiovascular.

 

Outro benefício associado à Vitamina K2 está no seu poder de nos ajudar a produzir e nos manter sensíveis à insulina, o que significa que o seu consumo e manutenção adequada dos ´stocks´ no organismo podem ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, evitando assim o desenvolvimento de doenças como a diabetes e problemas metabólicos, causados, muitas vezes, por quadros de obesidade.

 

A vitamina também pode ser útil para melhorar a saúde sexual. Isso mesmo! Ao tê-la dentro dos níveis normais no corpo, você pode otimizar as funções das hormonas sexuais, como é o caso da testosterona, aumentando a fertilidade nos homens, e diminuindo os níveis desta última em mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

 

Há especialistas que defendem, ainda, que a suplementação de Vitamina K2 pode ser essencial também na melhora do desempenho nos exercícios físicos, já que aumenta a capacidade do corpo de utilizar energia durante os períodos de movimentação. Sendo assim, se você é atleta ou pratica algum desporto ou atividade física na rotina, também pode beneficiar deste nutriente.

 

E tem mais! A vitamina K2 também é uma excelente aliada na prevenção e combate ao câncro. Isso porque as suas propriedades ajudam a suprimir os genes que tornam as células cancerigenas e a produzir os genes que tornam as nossas células saudáveis.

 

Resumido, alguns dos principais benefícios da vitamina K2 para a saúde são:

 

  • Ajuda no fortalecimento dos ossos;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Melhora a coagulação sanguínea e evita hemorragias;
  • Potencializa e fornece energia durante a prática desportiva;
  • Melhora a saúde sexual;
  • Previne a diabetes;
  • Previne a osteoporose;
  • Combate os câncros de próstata, fígado e pulmão;
  • Combate a demência;
  • Evita varizes;
  • Previne doenças infecciosas;

 

 

https://i.imgur.com/bsXsI1q.png 

 

Onde encontrar Vitamina K2

 

 

Depois de saber todos estes benefícios da Vitamina K2, com certeza você deve se perguntar onde encontrar os alimentos que contenham boas doses desse nutriente para incluir na alimentação diária? Portanto, a seguir, você vai conhecer alguns deles:

 

  • Folhas verdes escuras;
  • Peixes e derivados;
  • Soja fermentada;
  • Fígado de galinha e outros;
  • Gema de ovo;
  • Peito de frango;
  • Manteiga;
  • Salame;
  • Iogurte.

fonte: "Mundo em Boa Forma"

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