A menos que você seja mulher, é possível que não dê muita atenção às suas unhas, não é verdade? A maioria das pessoas, por exemplo, só olham para essa parte do corpo na hora de cortar e limpar, o que, sejamos honestos não acontece assim com tanta frequência.
Se esse for o seu caso, acredite, você deveria prestar mais atenção à aparência natural das suas unhas. Não por causa da sua parte estética, mas porque elas podem dar alertas sobre como anda a sua saúde.
Aliás, conforme a sabedoria popular, as unhas podem realmente ser encaradas como “termómetros” do nosso organismo. É através delas que descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, que a nossa alimentação precisa ser melhorada ou que algo não está dentro dos conformes no nosso corpo.
Por exemplo, se as suas unhas quebram constantemente, como acontece com a maioria das pessoas, este pode ser um sinal de que você está a utilizar demasiados produtos químicos. E o que dizer daqueles risquinhos brancos que quase todos têm? Eles alertam para o baixo índice de proteína no seu organismo ou até mesmo para problemas nos rins e no fígado.
Conheça os 10 sinais de alerta
1. Amareladas ou esbranquiçadas - Quando esbranquiçadas, podem indicar anemia, carência de Zinco e Proteínas, dermatites de contacto (alergias a esmaltes, sabões, detergentes...), psoríase, micoses, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal.
Já as unhas amareladas ou com manchas são frequentes em fumadores e também indicam uso crónico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (percursor da Vitamina A, encontrado na cenoura, beterraba, mamão...), diabetes, micoses e males de fígado.
2. Sulcos ou linhas de Beau - Ranhuras, depressões e sulcos nas unhas podem surgir depois de lesões, como uma batida forte; ou a doenças, como sarampo, caxumba e até mesmo descontrolo na diabetes. Essas marcas também podem indicar que o seu corpo está com quantidades insuficientes de zinco.
3. Pontos de hemorragia - Pequenos pontos e linhas marrons ou avermelhados abaixo das unhas podem ser sinal de leves hemorragias, muitas vezes causadas por vasos sanguíneos rompidos. Mas isso não é algo comum. Segundo profissionais de saúde, esse pode ser sintoma de psoríase, lúpus ou até mesmo doenças do coração.
4. Linhas brancas ou de Muehrcke - Essas linhas são um dos sinais mais comuns nas unhas das pessoas e têm também um significado especial a respeito da saúde. Especialistas dizem que elas podem indicar níveis baixos de proteína e até mesmo doenças em órgãos como os rins e o fígado. Estas linhas também são comuns em pessoas que fazem quimioterapia.
5. Unhas Grossas - Segundo os especialistas, este não é um sinal de uma patologia, mas indica a presença de fungos nas unhas. Isso também pode ser um alerta natural de envelhecimento e até mesmo de problemas de pressão.
6. Quebradiças - Se as suas unhas dificilmente permanecem inteiras, sem quebrar, esse pode ser um sinal de que você mantem contato frequente e prolongado com substâncias químicas, tais como detergentes e até mesmo o esmalte de unha. Entretanto, este também pode ser um alerta de infecção por fungos ou até mesmo problemas na tireoide.
7. Concavas - Unhas em formato de colher, tais como na imagem, podem ser sinal de uma pequena curvatura. Mas elas também indicam deficiência de ferro, doenças no fígado, como hemocromatose; doenças cardíacas ou problemas hormonais, causados por descontrole na tireoide.
8. Esféricas - Pontas dos dedos avantajadas, com unhas esféricas, podem se tratar de um sinal de fibrose pulmonar, asbestose e outras doenças relacionadas ao pulmão.
9. Levemente esburacadas - Este não costuma ser um sinal de nada grave, mas pode ser o resultado de psoríase, artrite ou alopecia.
10. Linhas escuras - Estes sim pode ser sinais de alerta muito improtantes. Conforme os especialistas, esse tipo de linhas costumam indicar melanoma, um tipo de câncro de pele extremamente agressivo.
E aí, identificou algum desses sinais na sua unha? Se a resposta foi positiva, não entre em pânico, procure um médico o mais rápido possível. Somente um profissional poderá dizer se você está com algo errado no organismo. fonte: "Segredos do Mundo"
|