A fibromialgia é um transtorno de dor crónica, bastante comum, que causa o surgimento de dor em várias partes do corpo e que, pelo menos até aos dias de hoje, ainda não foi encontrada uma cura. Embora ainda não seja conhecida uma causa específica, é possível que a fibromialgia surja devido a uma sensibilidade genética ou traumas físicos ou psicológicos, por exemplo.
Para aliviar os sintomas de fibromialgia, que além da dor por todo o corpo, também podem incluir cansaço frequente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de 3 meses, algumas opções de tratamento são a fisioterapia, a massagem de relaxamento, algumas terapias complementares e alternativas, e etc.
Sintomas da Fibromialgia
Os principais sintomas da fibromialgia incluem:
- Dor por todo o corpo, difícil de definir o que está a doer, porém é mais evidente nos músculos;
- Distúrbios do sono, acordando com a sensação que não dormiu;
- Cansaço frequente e sonolência;
- Sensação de formigamento nas mãos e nos pés.
- Alterações intestinais como surgimento de diarreia e prisão de ventre;
- Ansiedade e sintomas de depressão;
- Músculos duros;
- Dor de cabeça e tonturas;
- Alteração da atenção, concentração e perda de memória.
- Alguns pacientes referem que a dor é tão intensa que não podem ser abraçados ou acariciados porque a dor torna-se insuportável e, geralmente são mais intensos de manhã.
Embora não exista uma cura, alguns tratamentos ajudam a aumentar em muito a qualidade de vida, permitindo passear e trabalhar sem ter crises tão frequentes de dor. A fibromialgia afeta tanto homens como mulheres, mas é mais comum no sexo feminino entre os 30 e os 55 anos de idade.
Tratamentos para Diminuição da Dor
1. Realizar Atividade Física - A atividade física é importante, porém deve seguir as indicações do médico ou do educador físico, realizando na maioria dos casos exercícios que ajudam a aliviar a dor e fortalecer e alongar os músculos, tais como a caminhada, natação e hidroginástica, realizando cerca de 3 a 5 vezes por semana, durante 30 a 60 minutos.
2. Comer mais Magnésio, Potássio e Omega3 - No caso de ter fibromialgia é importante fazer uma dieta onde se inclua alimentos com:
Magnésio - Como o Abacate, Alcachofra e Sementes: Ajudam a relaxar os músculos e melhoram a circulação; Potássio - Como a Banana, Maçã, Beterraba e Ervilhas: Ajudam a evitar a fraqueza muscular e as cãibras; Omega 3 - Como a Sardinha, Salmão e Sementes de Chia ou Nozes: Têm ação anti-inflamatória e aliviam os sintomas de dor.
Além disso, pode-se fazer um sumo natural:
O remédio caseiro para fibromialgia com couve é rico em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C, que ajudam a tonificar os músculos, fortalecer os ossos, melhorar a circulação sanguínea, aumentar a energia e desintoxicar o organismo, sendo excelente para diminuir as dores provocadas pela fibromialgia.
Ingredientes 1 copo de suco puro de laranja 2 folhas de couve
Modo de Preparo Bater os ingredientes no liquidificador e tomar de seguida, sem coar. Recomenda-se tomar este sumo 2 vezes ao dia, 1 em jejum e outra ao final da tarde.
Pode-se variar o sabor do sumo, batendo a couve com outras frutas, como abacaxi, limão ou maçã, por exemplo.
3. Meditação - A meditação pode ajudar a controlar os sintomas de fibromialgia, isso porque será possível controlar os sinais de dor emitidos pelo cérebro. Uma pesquisa publicada na Current Pain and Headache Reports mostra que a meditação trará alívio para as dores de fibromialgia, além de garantir um melhor descanso, auxiliando o corpo na sua recuperação.
4. Chás - Alguns chás possuem excelentes propriedades que melhoram a circulação, relaxam os músculos e retiram os metabólitos do organismo, sendo uma ótima ajuda para aliviar as dores provocadas pela fibromialgia e reduzir o número de crises. Alguns exemplos de plantas que podem ser usadas são:
- Ginkgo biloba;
- Erva de São João;
- Raiz de ouro;
- Ginseng indiano.
5. Massagem de Relaxamento - A massagem terapêutica e a massagem de relaxamento conseguem aumentar a circulação sanguínea, retirar toxinas acumuladas nos músculos, tendões e ligamentos, relaxa, diminui a dor e o cansaço. Quando o óleo utilizado é o de semente de uva, os benefícios são ainda maiores, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.