O formigamento das pontas dos dedos e de todo o braço é um sintoma relativamente comum, que atinge uma em cada 10 pessoas em todo o mundo. A sensação pode ser temporária, como resultado de uma simples fadiga, ou indicar algum problema mais grave de saúde.
Compilamos para si informações que ajudam a entender o que o seu corpo está a tentar dizer quando aparece um formigamento nas mãos.
FADIGA E ESGOTAMENTO
Sintomas: Ao levantar algo pesado e manter o pulso numa posição incômoda, provocamos tensão nos nervos que ficam perto da superfície da pele. O resultado disso é um formigamento nos dedos da mão que está a trabalhar.
O que fazer: O incómodo tende a desaparecer quando a pessoa volta à normalidade e descansa. Em casa, o formigamento sentido termina, sobretudo com ajuda de uma massagem convencional.
FALTA DE VITAMINAS
Sintomas: A falta de vitaminas geralmente causa formigamento nos dedos das mãos ou do pé esquerdos. As vitaminas E, B1, B6, B12 e niacina são essenciais para o bom funcionamento dos nervos. Por exemplo, o déficit de vitamina B12 pode provocar anemia.
O que fazer: A resposta é óbvia, é preciso equilibrar as vitaminas e minerais no corpo. No entanto, é preciso consultar com um médico para que ele prescreva a dose correta, pois o excesso de vitaminas, como o da B6, pode piorar o formigamento nas extremidades.
LESÃO NA COLUNA VERTEBRAL
Sintomas: Diversos problemas na coluna vertebral, incluindo a osteocondrose (degeneração e recalcificação) da coluna cervical e hérnias, tendem a provocar um sinal no dedo mindinho da mão esquerda. Na maioria dos casos, isso tem a ver com um bloqueio em algum ponto da circulação sanguínea ou com determinado problema num nervo.
O que fazer: Se você passa muito tempo sentado, os discos intervertebrais comprimem e podem atingir os nervos. Os médicos aconselham alongar frequentemente as costas fazendo yoga, ginástica ou natação. Em caso de lesões graves, nunca se automedique: procure um especialista.
SÍNDROME DO TÚNEL CARPICO
Sintomas: A síndrome do túnel carpico é observada com mais frequência através do formigamento em até 3 dedos (polegar, indicador e médio). Frequentemente, o problema aparece em pessoas que repetem as mesmas ações diariamente (trabalhadores de escritórios, músicos e outros). O problema surge como resultado de ações repetitivas nos tendões, que incham. Os nervos na base da palma das mãos são pressionados, gerando o formigamento.
O que fazer: Experimente fazer exercícios simples, sem esquecer de aquecer as articulações. Com isso, é possível resolver os problemas de formigamento nas mãos, prevenindo o surgimento da síndrome do túnel cárpico.
PROBLEMAS DE CIRCULAÇÃO
Sintomas: Como consequência da pressão sobre o nervo superficial ou de uma lesão na mão ou na articulação do ombro, surge o formigamento da extremidade superior direita. Além disso, o primeiro sintoma de algumas doenças é o formigamento do braço direito.
Por exemplo, doenças cardiovasculares, mudanças bruscas de pressão ou espasmos nos vasos sanguíneos afetam o fluxo de sangue e levam ao formigamento das mãos.
O que fazer: Para melhorar a situação dos vasos sanguíneos das extremidades, são recomendados exercícios físicos sem excessos. Pode ser uma caminhada num ritmo moderado ou ginástica. Se você sofrer de problemas mais graves de circulação, o indicado é sempre procurar um médico.
DOENÇA DE BUEGUER
Sintomas: É uma doença que surge com frequência entre fumadores. Com a nicotina em níveis altos e frequentes no organismo, o fluxo sanguíneo é afetado, causando uma deficiência de nutrientes, o que acarreta, num primeiro momento, formigamento nos dedos e, posteriormente, no braço por inteiro.
O que fazer: Por enquanto, não há tratamento que garantam 100% de eficácia no combate à doença. Em primeiro lugar, o importante é abandonar o vício, o que fará com que o problema deixe de piorar. O tratamento posterior, só com orientação profissional.
DIABETES
Sintomas: Um dos primeiros sintomas do diabetes é o formigamento nos pés, que avança pelas pernas e passa a diferentes partes do braço em forma de formigamentos parciais (geralmente no lado esquerdo). Isso acontece devido à redução do fluxo sanguíneo em determinadas áreas e a danos nas terminações nervosas e fibras musculares.
O que fazer: Há dois tipos de diabetes. A Tipo 1 é tratada com injeções de insulina durante toda a vida. A Tipo 2 é mais associada A um desajuste na alimentação. Então, a primeira providência deve ser um exame de sangue e uma consulta médica.
fonte: "Incrível"
|