Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

LEITE DE SOJA: AS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS

08-02-2019

 

 

Os motivos para beber o leite de soja são os mais diversos. Algumas pessoas são intolerantes à lactose, então bebem-no como um substituto do leite de vaca, outras preferem porque estão preocupadas com a saúde, e entendem que o leite de soja é uma opção com baixo teor de gordura e pode ser saudável para o coração.

 

O leite de soja também tem uma série de vantagens nutricionais, porém algumas variedades são carregadas com açúcar e baixas em alguns nutrientes, o que pode representar um risco para a saúde.

 

 

Principais Vantagens

 

 

1. Melhora a Saúde do Coração - A soja é conhecida como um produto que ajuda a prevenir doenças cardíacas. O teor de aminoácidos e as isoflavonas da proteína de soja ajudam a diminuir o colesterol LDL, considerado “mau”. Além disso, os altos níveis de gorduras poli-insaturadas, vitaminas, fibras e minerais e gorduras saturadas baixas também ajudam a manter o coração saudável.

 

 

2. Reduz a Pressão Arterial e trata a Hipertensão - O consumo regular de leite de soja pode estimular a excreção urinária de um determinado flavonoide, e isso ajuda a reduzir a hipertensão através do controlo da pressão arterial sistólica e diastólica.

 

 

3. Ajuda a tratar o Diabetes Tipo 2 - Os diabéticos precisam estar atentos à sua alimentação para gerenciar os níveis de açúcar no sangue. O leite de soja é um alimento que pode contribuir com a saúde do diabético porque contém um alto teor de cálcio e baixo teor de gordura, o que ajuda a baixar o colesterol e prevenir problemas cardiovasculares, comuns na diabetes.

 

 

4. Ajuda a controlar a Obesidade - A fibra presente no leite de soja tem um efeito expressivo no índice de massa e no peso, o que é benéfico no tratamento da obesidade. Quando o leite de soja é associado a uma alimentação equilibrada e pobre em gorduras, as proteínas de soja reduzem o peso, mas retêm a massa muscular em indivíduos obesos.

 

 

5. Alivia Sintomas da Menopausa - Geralmente, quando a menopausa chega, ela vem acompanhada de uma série de sintomas desconfortáveis. Nessa fase, algumas mulheres fazem tratamento para reposição hormonal com a ajuda de hormonas sintéticas e outras procuram alternativas naturais, como o leite de soja.

 

Alguns estudos sugerem que as isoflavonas de soja ajudam a manter os níveis de estrogénio equilibrados durante a menopausa e contribuem com a prevenção de doenças provenientes da perda natural dessa hormona. Além disso, os efeitos antioxidantes das isoflavonas reduzem os ricos de desenvolver algumas doenças crónicas, especialmente a do sistema cardiovascular onde a sua contribuição é mais expressiva.

 

 

6. Ajuda na Prevenção do Câncro - O câncro de mama infelizmente é uma doença comum entre as mulheres e os níveis de estrogénio estão diretamente ligados ao desenvolvimento do mesmo. As mulheres na menopausa têm um risco ainda maior. Uma pesquisa apontou a ingestão de leite de soja como potencial para reduzir os níveis séricos de estrogénio e reduzir o risco de câncro de mama. Além disso, uma pesquisa mostrou que os homens com alto consumo de leite de soja são menos propensos a desenvolver câncer de próstata.

 

 

7. É uma Alternativa ao Leite de Vaca - Muitas pessoas consomem o leite de soja porque são intolerantes a lactose ou veganas. Nesse contexto, o principal desafio é encontrar outra fonte que possa oferecer os mesmos nutrientes e o leite de soja pode ser uma.

 

O seu corpo reúne esses aminoácidos em novas proteínas, incluindo anticorpos essenciais para a função do sistema imunológico, proteínas estruturais que mantêm os tecidos unidos e enzimas que ajudam as células a produzir energia.

 

Ele também é fonte de cálcio e de ferro. Apenas uma xícara de leite de soja simples sem açúcar é capaz de oferecer 299 miligramas de cálcio, o que representa 30% para a ingestão diária recomendada, e ferro, que ajuda os vasos sanguíneos vermelhos a funcionar adequadamente, garantindo que todos os tecidos do corpo recebam o oxigênio que precisam.

 

 

 

 

 

Principais Desvantagens

 

 

Embora existam muitas controvérsias em relação ao consumo do leite de soja, a Universidade de Maryland Medical Center observa que os alimentos à base da planta são seguros para a maioria das pessoas. Porém alguns aspectos devem ser considerados:

 

1. É prejudicial para pacientes com Câncro de Mama recente - Como os produtos de soja, incluindo o leite de soja, contêm produtos químicos similares em estrutura à hormona estrogénio, uma dieta rica em soja pode representar um risco à saúde se você recentemente teve câncro de mama, que por vezes é sensível ao estrogénio.

 

 

2. Pode desencadear distúrbios da Tireoide - Os produtos de soja podem ser a causa raiz de alguns distúrbios da tireoide, problemas no sistema reprodutivo e sintomas relacionados à alergia, especialmente em indivíduos que usam produtos de soja desde a infância.

 

Isso acontece porque as isoflavonas podem diminuir a absorção hormonal de substituição da tireoide. Portadores de hipotireoidismo são aconselhados a consultar os seus médicos antes do consumo de leite de soja. Já as crianças que são intolerantes a lactose e por isso são alimentados com o leite de soja devem ter as hormonas da tireoide testadas regularmente para evitar o desenvolvimento de hipotireoidismo neonatal.

 

 

3. Algumas versões contêm um alto Teor de Açúcar - As versões do leite de soja são inúmeras, mas alguns tipos têm uma grande desvantagem nutricional devido ao seu teor de açúcar adicionado. Os açúcares adicionados aumentam as suas calorias sem oferecer valor nutricional e aumentam o risco de doenças cardiovasculares e obesidade.

 

 

4. Pode desenvolver Problemas Digestivos - Alguns tipos de leite de soja podem ser engrossados com um derivado de algas marinhas. Acredita-se que esse aditivo seja responsável pelo desenvolvimento de problemas digestivos em alguns consumidores e seus efeitos colaterais negativos podem resultar do consumo excessivo de leite de soja. Comumente, as pessoas experimentam problemas estomacais, como dores e gases.

 

 

5. Pode afetar a saúde do homem - Alguns estudos mostraram que o consumo de leite de soja pode diminuir a concentração de espermatozóides em homens e afetar as hormonas masculinas. Não se sabe ao certo qual quantidade de soja ao dia provocaria tais efeitos adversos. Alguns especialistas afirmam que um consumo pequeno de soja não seria suficiente para causar efeitos colaterais significativos.


fonte: "Mundo em Boa Forma"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.