Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

INFLAMAÇÃO DO NERVO CIÁTICO - SINTOMAS E TRATAMENTO

13-02-2019

 

 

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vem da coluna vertebral. O nervo ciático tem inicio no final da coluna, passando pelos glúteos e parte posterior da coxa, e quando chega ao joelho ele divide-se entre o nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.

 


Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar.

 

 


ALGUMAS CAUSAS DA INFLAMAÇÃO

 


Um dano ou uma pressão no nervo ciático são as duas principais causas desta dor. A hérnia de disco na região lombar provoca uma compressão nos nervos que saem da medula espinhal. Se o nervo ciático se torna inflamado devido a compressão, o paciente sente dor ao longo do nervo.

 


Outras causas da ciática incluem:

 


- A má postura e sedentarismo
- Tumor perto do nervo ciático, por exemplo um neurinoma
- Gravidez - a gravidez e a obesidade causam muita pressão sobre a coluna vertebral
- Estenose do canal lombar com estreitamento do canal vertebral
- Síndrome do piriforme
- Os fragmentos de uma vértebra fraturada podem comprimir os nervos e causar dor

 

 

 


O QUE DEVO FAZER?

 


Exercícios aeróbicos leves como caminhadas, natação, equitação e ciclismo promovem a cura. A cirurgia deve ser a última das últimas opções. O tipo de cirurgia depende da causa da dor ciática.

 


O descanso por alguns dias pode reduzir a dor do nervo. No entanto, é verdade que o sedentarismo enfraquece os músculos. Os músculos abdominais e lombares suportam e protegem as articulações da coluna vertebral.

 


Assim sendo, as opções de tratamento não-cirúrgico são as seguintes:

 

 

  • Repouso
  • Aplicação de frio
  • Uso de compressa quentes
  • Fisioterapia

 


Os médicos recomendam o repouso para uma dor leve. Um remédio caseiro como uma bolsa de água quente pode ser usado para aliviar a dor. Quando você a aplica nas primeiras 48 horas, este remédio pode reduzir a dor e a inflamação.

 


A fisioterapia reduz bastante a dor. Os especialistas acreditam que a fisioterapia é das melhores opções para o tratamento deste problema. A atividade física regular e os exercícios ajudam a fortalecer os músculos da coluna, abdômen e corrigir a postura de um indivíduo. A fisioterapia e a reeducação postural são a chave para o controlo da dor causada pela compressão do nervo ciático.

 


No início você só deve efetuar exercícios leves para a coluna. Inicialmente, para aliviar a dor do nervo ciático, recomendamos as seguintes atividades:

 

 

  • Exercícios de alongamento
  • Reforço muscular
  • Andar devagar
  • Exercícios aeróbicos de baixa intensidade

 


Recomendamos o repouso, mas isso não significa que você deve ficar várias horas por dia na cama. Durante o sono, você deve evitar a posição supina (deitado de barriga para cima); Recomenda-se dormir em posição fetal, com uma almofada entre as pernas.

 


Nunca coloque gelo na coluna.

 


Tratamento com calor - Entre as curas naturais também existe a aplicação de calor na área com dor. O calor melhora a circulação sanguínea e reduz o tempo de cicatrização dos tecidos danificados. Você pode usar uma bolsa de água quente para este efeito.

 


Comer muita Vitamina B - Fontes naturais de Vitamina B são as seguintes: Ervilhas; Espinafre; Feijão; Nozes; Bananas; Soja; Grãos Integrais; Pão; Arroz Integral; Leguminosas; Saladas; Alho; Salsa; Folhas Verdes; Legumes Frescos; Tomates.

 


O alho aquece o corpo humano, promove a circulação sanguínea e age como um analgésico natural. Você deve comer 1-2 dentes de alho por dia. Você tem que ter cuidado e evitar o alho quando estiver a tomar anticoagulantes ou em caso de doenças que causam hemorragia.

 


Exercícios físicos para o alívio imediato da dor -

 

 

 


QUANTO TEMPO DURA A INFLAMAÇÃO?

 


O tempo de cura depende muito da gravidade do problema. Em alguns casos, o paciente melhora quase por completo após 2 a 3 dias porque a inflamação aguda desaparece.
Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa.
Para uma recuperação completa após a cirurgia são necessários cerca de dois meses, mas geralmente o paciente espera muito tempo antes de se operar.


fonte: "Tua Saúde"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.