O herpes labial é uma doença não apenas desagradável do ponto de vista estético, como também é perigoso, já que as bolinhas avermelhadas ao redor da boca dão comichão e doem muito. Adquirido através do contato com feridas expostas de pessoas infectadas com o vírus, ele pode causar muita dor na boca. E infelizmente este vírus ainda não possui uma cura definitiva.
Por outro lado, os sintomas de que ele vai surgir novamente são claros, e você pode fazer um bom uso de alguns remédios caseiros para amenizar ou mesmo eliminar completamente os efeitos do herpes labial, garantindo uma qualidade de vida melhor.
1. Leite
O leite oferece uma propriedade importantíssima para aliviar e prevenir as erupções causadas pelo herpes. A Lisina é uma substância responsável por inibir o aminoácido que causa a dor e as próprias manchas. E suas demais proteínas conseguem produzir anticorpos suficientes para adiarem os efeitos do vírus.
Modo de Uso
- Embeba um pouco de leite integral em um chumaço de algodão. O leite mais recomendado nesses casos é o pasteurizado integral encontrado em supermercados em pacotes ou garrafas, uma vez que o leite tipo UHT vendido em caixas pode não conter as mesmas propriedades, visto a temperatura que é submetido no processo de pasteurização. - Passe levemente nas regiões afetadas pela herpes. - Deixe por alguns minutos, depois seque com um pano limpo.
2. Amido de Milho
O amido de milho possui efeitos similares ao leite em relação ao alívio da dor, porém agindo de forma diferente no organismo. O amido ajuda a regular o PH da boca, deixando mais alcalino, e assim reduzindo drasticamente os efeitos ácidos causados pelas feridas.
Ingredientes
- 1 Colher de Sopa de Amido de Milho - ½ Copo de Água
Modo de Preparo
- Misture o amido no copo de água, até conseguir uma consistência pastosa. - Passe com um chumaço de algodão na região afetada pela herpes antes de dormir. - Retire apenas de manhã, limpando com água.
3. Alho
O alho possui uma série de propriedades úteis para o trato contra os sintomas do herpes. Contém características anti-inflamatórias, antivirais, além de ser um antibiótico natural, ajuda a amenizar, secar e cicatrizar as feridas recorrentes da doença. Caso você tenha rejeição ao cheiro forte do alho o melhor é escolher outra opção.
Modo de Uso
Forma 1: Corte um dente de alho na metade, e passe-o diretamente sobre as regiões afetadas pelo herpes. Faça duas vezes por dia.- Passe com um chumaço de algodão na região afetada pelo herpes antes de dormir.
Forma 2: Amasse um dente de alho completo, até formar uma pasta. Passe nas regiões afetadas, e deixe por alguns minutos. Faça uma vez por dia.
4. Gelo
Os primeiros sinais de que o herpes labial irá se manifestar são inchaço e formigamento ao redor da boca, sobretudo nos lábios. Se você senti-los, uma opção muito simples e prática é o uso de gelo. Uma forma simples de aplicação é usar um cubo de gelo, não esfregando para não irritar o local. O gelo fará com que o inchaço e o formigueiro diminuam.
|