A velocidade com que comemos é um fator importante para ter uma boa digestão e para favorecer a perda de peso para aqueles que estejam à procura desse objetivo.
Alguns estudos mostram que a velocidade com a qual comemos os alimentos está relacionada com o aumento de peso. Uma razão possível pode ser o fato de que comer devagar permite ter uma maior noção da sensação de fome ou satisfação.
Além disso, comer mais devagar também parece aumentar a quantidade de água que é tomada e a expansão do estômago. Isso afeta o processo biológico que determina quanta comida uma pessoa consome.
Hormonas da Saciedade
Comer a uma velocidade excessiva impede o correto funcionamento do mecanismo biológico que determina a saciedade do organismo. Esta informação é regulada por uma série de hormonas, sendo o principal a colecistoquinina. Quando comemos, um mecanismo que informa o cérebro que estamos “cheios” entra em ação.
Ao estar consciente dessa sensação, é possível deixar de comer alimentos que não se necessita, já que as necessidades alimentares estariam a ser supridas. No entanto, este mecanismo precisa de um tempo para poder ser ativado. Dessa maneira, se comer muito rápido, é possível que ingira mais alimento do que o necessário.
Foi demonstrado que comer muito rápido reduz a secreção das hormonas da saciedade. A colecistoquinina é secretada no intestino delgado quando os alimentos chegam pelo estômago e dão o sinal necessário para deixar de comer.
Estudos sobre a relação entre a velocidade com a qual se come e o ganho de peso
Foram realizados vários estudos que mostram como ao comer mais devagar se pode reduzir de maneira significativa a quantidade de comida que é ingerida.
Um desses estudos foi realizado entre um pequeno grupo de participantes que incluía pessoas com peso normal e com obesidade ou sobrepeso. A todos foi dada a opção de comer de maneira relaxada e em condições que permitiam fazê-lo lentamente. Em outra ocasião, foi dado um tempo para comer contado.
O resultado mostrou que todos os participantes consumiram menos alimento quando comeram devagar e sentiram-se com menos fome depois, quando comparado com uma ingestão rápida. Apenas as pessoas que tinham um peso normal reduziram de maneira significativa a ingestão de calorias.
O que podemos fazer para reduzir a velocidade com a qual comemos?
Toda a refeição, independentemente dos alimentos que são ingeridos, que seja terminada com menos de 20 minutos é considerada feita a uma velocidade excessiva. A seguir, mostraremos uma série de conselhos para comer mais devagar:
- O espaço é importante. Deve ser tranquilo e que convide a comer de forma relaxada. Os profissionais aconselham comer com a televisão desligada porque pode desviar a atenção e fazer-nos comer mais rápido inconscientemente.
- É bom fazer entre 20 a 25 mastigações por pedaço. Melhor ainda, tente identificar os ingredientes.
- Utilize sempre talheres, inclusive para comer pizza ou sanduíches.
- Comer acompanhado ajuda a socializar e assim comer mais devagar.
Por fim, lembre que bons hábitos alimentares são necessários para manter um adequado nível de saúde. Entre eles, não só o tipo de alimentos tem um papel decisivo, como também as nossas rotinas e costumes como a velocidade com a qual comemos.
fonte: "Melhor com Saúde"
|