O Magnésio, um mineral encontrado na natureza, tem importância fundamental no bom funcionamento do nosso organismo. Ele está envolvido em mais de 300 funções enzimáticas, auxiliando o nosso corpo em vários processos, como produção de energia ATP, processos cardiovasculares, intestinais e na formação óssea e de tecidos.
Alguns estudos dizem que aproximadamente 67% da população mundial possui baixos níveis de magnésio no sangue, mas outros especialistas dizem que este número é na verdade de 95% a 99%. Esta diferença entre as afirmações resulta do fato de os exames de sangue não serem a melhor fonte de estudo para medir o nível de magnésio no nosso corpo. Podemos simplesmente assumir que a maioria das pessoas não possui magnésio suficiente no seu organismo e este fato pode levar a consequências desagradáveis.
Vamos então analisar 10 sintomas causados pela falta de magnésio:
1. Cansaço Excessivo
O primeiro sintoma é a falta de energia e disposição. Como já mencionei, o magnésio é super importante na produção de ATP (Adenosina Trifosfato) que funciona como uma bateria de energia. A cada vez que comemos, ATP’s são “recarregados” dando-nos energia para as atividades do dia a dia e do organismo. Este mineral auxilia neste recarregamento, por isso a falta dele dá-nos a sensação de que estamos cansados e sem energia.
2. Insónia
Este é um grande problema para muitos não é? E o stress só piora a situação. Sabe por quê? O cortisol, o hormônio do estresse, aumenta a pressão sangüinea e o batimento cardíaco. Isto acontece por causa da falta de magnésio no corpo, pois ele é um dos grandes responsáveis por controlar esta situação. Esta elevação na pressão e nos batimentos impedem-nos de relaxar e dormir bem. Por isso, sem magnésio suficiente, dormir transforma-se num grande problema.
3. Obstipação
Os movimentos intestinais diminuem com baixos níveis de magnésio. Por conta disso, você ficará com uma sensação incômoda e terá dificuldades em ir a casa-de-banho. Se observarmos com atenção os rótulos de alguns laxantes, percebemos que alguns deles usam magnésio na sua composição. Além disso, o cloreto de magnésio (um suplemento mineral) é conhecido por muitos como um composto com efeitos laxativos.
4. Dores de Cabeça e Enxaqueca
Este é um problema recorrente em muitos. A deficiência de magnésio causa a diminuição dos níveis de serotonina, a contração dos vasos sanguíneos e afeta as funções neurotransmissoras. Tudo isto é relacionado a dores de cabeça, especialmente enxaquecas. Alguns estudos revelam que pelo menos 50% das pessoas que sofrem de enxaqueca tem deficiência em magnésio.
5. Espasmos e Cãimbras
O magnésio é importantíssimo para o relaxamento muscular, a falta dele pode provocar movimentos musculares não intencionais como cãibras e espasmos. Dói, é incômodo e a maioria não sabe porque sente estes sintomas. Talvez a falta de magnésio é a verdadeira causa!
6. Pressão Alta
Estudos clínicos evidenciam que o magnésio é fundamental no controlo da pressão sanguínea. O consumo de suplementos e alimentos ricos deste mineral pode ajudar na prevenção contra este problema que atinge tanta gente.
7. Diabetes Tipo 2
O magnésio auxilia na quebra dos açúcares no sangue, portanto pessoas que consomem alimentos e/ou suplementos ricos neste mineral tem menos risco de desenvolverem a diabetes do tipo 2 – doença gravíssima que tem se tornado muito comum. Existem inclusive alguns estudos que indicam que a cura pode ser alcançada mediante um tratamento específico à base de magnésio.
8. Arritmia Cardíaca
A deficiência nos níveis de magnésio no nosso corpo impede que os nossos batimentos cardíacos se mantenham em nível e ritmo normal. Por isso existem muitos médicos que indicam a ingestão de magnésio para pacientes com arritmia e palpitação. Se você tem este sintoma, pergunte ao seu médico a opinião dele.
9. Sensibilidade ao Barulho
A sensibilidade ao barulho é consequência de uma grande reflexão do som no ouvido e uma das causas pode ser a má estabilização do sistema nervoso. O magnésio é um ótimo agente que auxilia nesta estabilização! Por isso, se você tem muita hipersensibilidade auditiva, pergunte ao seu especialista sobre a suplementação e a ingestão de alimentos ricos em magnésio.
10. Depressão e Ansiedade
Já muitos médicos têm esse conhecimento, mas poucos indicam a ingestão de magnésio para ajudar a tratar este problema. Alguns estudos já provam que algumas fobias são causadas pela deficiência de magnésio no organismo. Um exemplo disso é a Agorafobia, medo de espaços abertos e medo de multidões.
Você sabe porque pessoas ansiosas sentem vontades de comer chocolate? Os chocolates são alimentos ricos em magnésio e estudos comprovam que em meio a uma crise de ansiedade o cérebro detecta que ela está sendo causada pela falta deste mineral. Por meio de um mecanismo, ele avisa que a ingestão de algum alimento rico deste mineral é necessária. Obviamente, é bem provável que o primeiro alimento que você pensará é o chocolate, pois ele ainda está envolvido com outras sensações de prazer com as quais outros elementos não estão. Por isso, ao ficarem ansiosas a maioria das pessoas tem uma vontade descontrolada de comer chocolates.
Mas isto quer dizer que a solução para a falta de magnésio é comer chocolate? Não. O chocolate tem muitas outras questões envolvidas (altos níveis de açúcar e gorduras), precisa ser evitado e consumido com moderação.
Abaixo encontra-se uma lista de alguns alimentos ricos em magnésio que você pode consumir tranquilamente:
- Espinafre - Couve - Coentro - Sementes de Abóbora - Grãos de Soja - Castanha de Caju - Amêndoas - Feijão Preto - Arroz Integral - Abacate - Figo Seco - Banana - Salmão fonte: Adaptado de: "essencialmais.com.br"
|