O abacate é uma fruta única. Enquanto grande parte das frutas são constituídas maioritariamente por carbohidratos, o abacate é constituído por gorduras saudáveis.
Numerosos estudos comprovaram que este alimento pode trazer poderosos benefícios à nossa saúde. Vamos então falar de 12 benefícios que o abacate nos proporciona:
1. Abacate é Bastante Nutritivo
O Abacate é a fruta da árvore de abacate, cientificamente conhecida como Persea americana.
Esta fruta é valorizada pelo seu alto valor nutricional e pela facilidade em adicionar a qualquer prato devido ao seu sabor e textura.
Nos dias de hoje, o abacate tem vindo a tornar-se um alimento bastante popular entre as pessoas que procuram melhorar e otimizar a sua saúde. É constantemente referido com um "super-alimento", o que não é de surpreender dado as suas vastas propriedades.
Estes sãos os valores nutricionais a cada 100 gramas de abacate:
- Vitamina K: 26% do valor diário (VD)
- Folato: 20% do VD
- Vitamina C: 17% do VD
- Potássio: 14% do VD
- Vitamina B5: 14% do VD
- Vitamina B6: 13% do VD
- Vitamina E: 10% do VD
- Também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo e vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina).
Os abacates não contêm qualquer tipo de colesterol ou sódio, e têm baixo valor de gorduras saturadas.
2. Mais Potássio que As Bananas
O Potássio é um nutriente que se encontra muitas vezes em falta no nosso organismo. Este nutriente ajuda a manter a corrente elétrica nas células, assim como é muito importante para várias funções do nosso corpo.
Os abacates são ricos neste nutriente. As bananas têm 10% da quantidade diária de potássio, enquanto que o abacate tem cerca de 14% (em 100g).
Vários estudos demonstram que ter níveis elevados de potássio reduz a pressão sanguínea, que é um grande causador de ataques cardíacos, AVCs e falhas renais.
3. Repleto de Ácidos Gordos
Para Melhorar a Saúde do Seu Coração
O abacate é um alimento rico em gordura. Cerca de 77% das calorias do abacate são gordura, fazendo do abacate a "planta" com mais gordura.
Mas não se trata de uma gordura qualquer. A grande maioria da gordura do abacate é o ácido oleico - um ácido gordo monoinsaturado também presente no azeite de oliva e responsável pelos seus fantásticos benefícios para a saúde.
Este óleo encontra-se associado à redução de inflamações e já mostrou ter influência benéfica nos genes ligados ao câncro.
4. Os Abacates Estão Cheios de Fibra
A fibra é outro nutriente que invade esta fruta.
Estes nutrientes podem contribuir para a perda de peso, redução dos picos de açúcar e reduz drasticamente o risco de muitas doenças.
Por cada 100g de abacate você terá 7g de fibra, que corresponde a 27% do VDR.
3. Comer Abacate Pode Baixar o
Colesterol e os Níveis de Triglicerídeos
As doenças do coração são a maior causa de morte no mundo.
Muitos marcadores biológicos estão ligados a um risco maior. Alguns destes são o colesterol, triglicerídios, marcadores inflamatórios, pressão sanguínea e muitos outros.
Oito estudos mostraram que o abacate pode:
- Reduzir significativamente os níveis de colesterol total.
- Reduzir os triglicerídeos do sangue até 20%.
- Baixar o colesterol LDL até 20%.
- Aumentar o HDL (o "bom") colesterol até 11%.
6. As Pessoas Que Comem
Abacates Tendem a Ser Mais Saudáveis
Um estudo, com cerca de 17,567 participantes, observou os hábitos e a saúde de pessoas que comiam abacates com regularidade.
Foi observado que estas pessoas eram geralmente bem mais saudáveis que as que não incluíam este fruto no seu cardápio. Elas pesavam menos, tinha um menor IMC é muito menos gordura na barriga.
No entanto, a correlação não implica a causalidade, e não existe garantia que os abacates foram os responsáveis pela grande diferença na saúde destas pessoas.
7. A Sua Gordura Ajuda a Absorver os
Nutrientes de Outros Alimentos Vegetais
No que toca a nutrientes, o consumo não é a única parte importante.
É também necessário ter a capacidade de absorver estes nutrientes - movê-los do trato digestivo até as partes do corpo onde eles serão utilizados.
Alguns nutrientes são solúveis em gordura, o que significa que necessitam ser combinados com gorduras para poderem ser utilizados.
A Vitamina A, D, E e K são solúveis em gordura, assim como alguns antioxidantes tais como os carotenóides.
Então, o abacate não só é altamente nutricional, como aumenta drasticamente o valor nutricional de outros alimentos. Esta é um excelente motivos para incluir esta gordura saudáveis quando se está a alimentar com outros vegetais.
8. Os Abacates Estão Repletos de
Poderosos Antioxidantes Que Protegem
os Seus Olhos
Os abacates não só aumentam a absorção dos antioxidantes de outros alimentos, como também estão repletos com os seus próprios antioxidantes.
Alguns desses antioxidantes são o carotenóide luteína e a zeaxantina, que são de extrema importância para a saúde ocular.
Estudos comprovaram que estes dois antioxidantes estão ligados à redução do risco de cataratas e degeneração macular, que são bastante comuns em adultos de idades avançadas.
9. Auxílio na Prevenção do Câncro
Apesar de limitados, existem estudos que mostram que o abacate pode ser benéficos na prevenção e tratamento do câncro.
Os estudos sugerem que este fruto pode ajudar na redução dos efeitos secundários da quimioterapia nos linfócitos humanos.
O extrato de abacate também mostrou a sua possibilidade em inibir o crescimento de células cancerígenas na próstata.
10. O Extrato de Abacate Pode Ajudar no
Alívio Dos Sintomas da Artrite
A artrite é um problema bastante comum nos países ocidentais. Existem vários tipos desta condição, que são muitas vezes problemas crónicos com que a pessoa tem de lidar durante o resto da sua vida.
Imensos estudos sugerem que o extrato de abacate e soja podem reduzir a osteoartrite.
11. Comer Abacate Pode Ajudar
na Perda de Peso
Está provado que os abacates podem ajudar na perda de peso.
Num estudo, pessoas que comeram abacate na refeição sentiram-se 23% mais satisfeitos e tiveram 28% menos desejo de comer nas 5 horas que se seguiram, em comparação com as pessoas que não comeram a fruta à refeição.
Desta forma, incorporar o abacate na sua alimentação permitirá sentir-se mais saciado com menos calorias. fonte: Traduzido e adaptado de: "healthline.com"
|