Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

OS VAPORIZADORES SÃO TÃO (OU MAIS) PREJUDICIAIS QUANTO OS CIGARROS COMUNS

13-11-2019

 

 

Será que os vaporizadores são menos prejudiciais que o tabaco comum? Estudos realizados recentemente mostram que de um ponto de vista cardiovascular a resposta é um grande "não." Na verdade, o autor desses mesmos estudos diz que "os vapes podem causar ainda mais perigo para os seus utilizadores que o tabaco comum".

 

 

À luz da recente epidemia de lesões pulmonares que os pesquisadores têm vindo a associais aos vaporizadores e cigarros eletrónicos, surjiram dois novos estudos apresentados pela Associação Americana do Coração alertando para os potenciais perigos que os cigarros eletrónicos acarretam para a saúde.

 

 

Estes dois novos estudos examinaram o efeitos do cigarro eletrónico na saúde cardiovascular. Estes estudos mostram uma grande possibilidade destes produtos poderem ser ainda mais prejudiciais que os cigarros normais.

 

 

O Dr. Sana Majid, biólogo da Universidade de Medicina de Boston, é o lider deste primeiro estudo, e examinou os níveis de cholesterol, triglicerídeos e glucose nos fumadores.

 

 

O diretor médico do Laboratório de Fisiologia Humana, Dr. Florian Rader, deu seguimento ao segundo estudo, que teve como objetivo observar o fluxo sanguíneo.

 

 

 

 

Cigarro Eletrónico e Colesterol

 

 

 

 

No primeiro estudo, o Dr. Majid e a sua equipa compararam os marcadores de saúde cardiovascular de adultos saúdaveis que fumavam cigarros com regularidade, adultos que utilizavam cigarros eletrónicos, adultos saudáveis que não fumavam, e adultos que fumavam cigarros eletrónicos e cigarros convencionais.

 

 

O estudo contou com 476 participantes com idades compreendidas entre os 21 e 45 anos de idade; eles não tinham histórico de doenças cardiovasculares e não tomavam medicação. Os pesquisadores tiveram em consideração possíveis fatores que poderiam confundir os resultados, tais como a idade, raça e género.

 

 

Eles também ajustaram as análises de forma a examinar não fumadores, pessoas que fumavam apenas cigarros eletrónicos ou cigarros tradicionais, ou pessoas que fumavam os dois.

 

 

As análises revelaram que as pessoas que utilizavam apenas cigarros eletrónicos tinham níveis maiores de lipoproteina de baixa densidade (LDL), ou colesterol "mau", e menores níveis de colesterol total em comparação aos não fumadores.

 

 

A lipoproteina de alta densidade (HDL), ou colesterol "bom", era menor nas pessoas que combinavam o cigarro eletrónico com cigarro comum.

 

 

 

"Apesar de muitos pensarem que o uso do cigarro eletrónico pode ser melhor para a saúde do coração, o nosso estudo mostra que estes cigarros estão diretamente ligados a baixos níveis de colesterol"

 

- Dr. Sana Majid

 

 

 

 

 

Talvez Seja Ainda Mais Prejudicial

 

 

 

 

No segundo estudo, o Dr. Rader e os seus colegas examinaram o fluxo sanguíneo de 19 adultos com idades compreendidas entre os 24 e 32, antes e depois de fumarem o cigarro convencional ou o cigarro eletrónico.

 

 

Segundo o Dr. Rader; "Nos fumadores de cigarros convencionais, o fluxo sanguíneo aumentou moderadamente após a inalação do cigarro, e diminuiu após um pequeno esforço físico. No entanto, nos fumadores de cigarros eletrónicos, o fluxo sanguíneo diminuiu durante a inalação do fumo e diminuiu ainda mais após esforço físico."

 

 

A co-autora do estudo Dra. Susan Cheng disse "Nós ficamos bastante surpreendidos após observar que que o fluxo sanguíneo reduziu mesmo durante relaxamento, logo após a inalação do fumo do cigarro eletrónico."

 

 

 

"Os responsáveis por aconcelhar os pacientes que querem parar ou reduzir o consumo do tabaco, devem considerar a possíbilidade de que os cigarros eletrónicos podem conferir os mesmos estragos, ou talvez mais ainda, no que toca à saúde cardiovascular."

 

- Dra. Susan Cheng


fonte: "Medical News Today"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.