Extrato da leguminosa auxilia na recuperação depois de um enfarte
Um dos notáveis poderes da soja é combater o mau colesterol e, assim, manter o peito livre de piripaques. Mas seu papel vai além da prevenção, descobriram pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Eles deram extrato do grão a cobaias que sofreram ataque cardíaco e, depois de 30 dias, perceberam uma melhora de 30% na função cardiovascular dos animais. Segundo a nutricionista Ana Cristina Miguez, autora da tese que originou o trabalho, não é possível afirmar se o efeito está relacionado às isoflavonas, substâncias que dão fama ao alimento, e se o resultado vale para seres humanos. O que não deixa dúvidas é o potencial da novidade. "Caso a ação se confirme, usaremos a soja como tratamento alternativo no pós-enfarte", adianta. Enquanto isso, inclua a leguminosa e os derivados na dieta e aproveite os benefícios já comprovados.
In natura Para eliminar o sabor rançoso, cozinhe a soja em água fervente por cinco minutos e, depois, lave-a com água fria. Deixe de molho por quatro horas. Escorra, tire a casca e cozinhe por mais 30 minutos. Cai bem na salada
Grão torrado Bom substituto do amendoim na hora de petiscar. Para preparar, leve a soja ao forno brando e espere dourar.
Tofu É o queijo da soja. Fica ótimo em sopas, no lugar do paio ao preparar o feijão e como base de patês.
Extrato de soja Pode ser usado em qualquer receita que leve originalmente o leite de vaca, como shakes e cappuccino.
Invista no grão A soja dá uma força em outras situações. Repare:
Diabete tipo 2 Suas proteínas favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Cancro Por amenizar processos inflamatórios, o alimento protege contra tumores.
Osteoporose As isoflavonas do grão evitam a perda da massa óssea e, por isso, afastam a doença.
Menopausa Consumir regularmente a soja e derivados pode aliviar seus sintomas.
fonte: Adaptado do original de Thaís Manarini e Caroline Randmer
|