Quando pensamos numa cozinha, pensamos sempre num local limpo, arrumado e, sobretudo, livre de fungos e bactérias, afinal, é lá que estão os alimentos que ingerimos diariamente.
Mas, a cozinha pode ser um dos locais da casa com maior concentração de germes e bactérias, talvez mais do que possa estar à espera. E há pontos estratégicos nesta divisão da casa que se assumem como verdadeiros habitats destes agentes inesperados.
A NSF International, uma organização de saúde pública e segurança dos Estados Unidos, conduziu um estudo em que pediram para as pessoas adivinharem onde estava a maioria das bactérias que existem na cozinha. As respostas, que incluíam lugares como botões de micro-ondas, estavam erradas. Surpreendido? Espere que há mais!
Segundo Lisa Yakas, microbiologista da NSF International, “os botões dos micro-ondas são lisos e os germes preferem locais com fendas”.
Mas afinal onde estão estes agentes infiltrados?
Liquidificadora
Está a ver a roda de borracha que fica na base do jarro e forma uma vedação à prova de água? Sim, de acordo com a classificação da NSF, o teste lá realizado deu positivo para Salmonella, E. coli, fungos e mofo.
Espátulas de borracha
Essas ferramentas de uso frequente alojam E. coli, fungos e mofo - mas apenas quando são construídas a partir de duas peças (pense numa espátula cuja pega é, por exemplo, em aço e a espátula em si é em plástico). Como acontece com os liquidificadores, diz Yakas, as pessoas não as desmontam para limpar, o que faz com que as bactérias fiquem lá.
Porta-facas
Os recipientes onde se guardam as facas – maioritariamente feitos de madeira – são um verdadeiro poço de germes, até porque a maior parte das pessoas nunca pensa em lavá-los, diz Brian Sansoni, um porta-voz do American Cleaning Institute.
Gavetas do Congelador
Os testes da FSN revelaram Salmonella, Listeria, E.coli, fungos e mofo nas gavetas de carne e vegetais dos congeladores. Não entende porquê? Quantas vezes comprou uma cuvete de carne no supermercado e a guardou diretamente no congelador, tendo já passado por várias mãos?
Máquina de lavar loiça
Você lava lá a loiça todos os dias, mas também esfrega a pia todos os dias? E a zona do ralo/escoador? E o recipiente dos talheres? Pois bem, agora percebe o porquê de ser um dos locais com mais bactérias, não fosse a humidade constante um dos principais fatores. fonte: "Men´s Health.com"
|