Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

OS ALIMENTOS QUE LHE DÃO MAIS ENERGIA DO QUE UM CAFÉ

11-12-2019

mais-energia

 

 

Com uma carga de trabalho demasiado elevada e uma agenda cheia de compromissos, não é de estranhar que se sinta cansado e que tenha tentado ignorar o despertador pela manhã. E não é o único que tem falta de energia.

 

 

A comida é o nosso combustível e as calorias são, literalmente, unidades de energia. Quando comemos de maneira correta, o que acontece é que depositamos combustível no organismo e essa gasolina transforma-se em energia.

 

 

Farto de estar sempre cansado? Damos-lhe sete alimentos que deve introduzir na sua alimentação e que dão um boost extra para aguentar o dia – sem ter de esgotar o stock de café no escritório – até que possa aterrar no vale dos lençóis.

 

 

 

Young man holding halves of avocado in kitchen

 

 

Abacate

 

 

Além de conter´ácido pantoténico, também conhecido com vitamina B5, que participa nas reações químicas a nível celular para converter os alimentos em energia, o abacate é rico em gordura saudável e fibra. Essa gordura contribui para a absorção de nutrientes dos alimentos e da fibra que evita que os níveis de açúcar subam repentinamente.

 

 

 

 

Verduras de folha verde

 

 

Costumamos recorrer a soluções rápidas como a cafeína ou o açúcar quando estamos cansados, mas nenhum dos dois proporcionam energia de forma constante e sustentável. Ainda que sejam alimentos com poucas calorias, as verduras de folha verde são ricas em ferro, cálcio, fibra, ácido fólico, magnésio e vitaminas, contribuindo para baixar os valores da anemia, um dos principais motores de cansaço.

 

 

 

 

Banana

 

 

Ricas em hidratos de carbono, potássio e outros nutrientes que proporcionam energia imediatamente, são boas opções antes do treino. O potássio ajuda a regular a hidratação celular, um fator chave para nos mantermos alertas e despertos. Além disso, as substâncias fitoquímicas contribuem para a recuperação depois do esforço físico.

 

 

Delicious variety of chocolate on rustic background 

 

 

Chocolate negro

 

 

Esqueça os doces a meio da tarde. Quando estamos cansados tendemos a recorrer aos doces, mas o açúcar rouba energia, já que é absorvido rapidamente, pelo que nos seus níveis no sangue acabam por se converter numa montanha russa. Opte por um chocolate com, pelo menos, 75% cacau que, por ter pouco açúcar e ser uma boa fonte de cafeína, tem estimulantes naturais que regulam a energia e o estado de animo.

 

 

 

Água

 

 

Comer bem, dormir o suficiente e fazer exercício são as chaves para manter as forças. Mas, não se esqueça de beber bastante água. A desidratação pode diminuir a produção de energia, o que faz com que se sinta cansado e lento. Além disso, a água não tem calorias nem gordura e ajuda a que se mantenha desperto.

 

 

 

Beterraba

 

 

Os tubérculos de raiz comestíveis são uma fonte de energia e nutrientes. A beterraba, em concreto, contém nitratos e antioxidantes que melhoram o fluxo sanguíneo e a oxigenação do cérebro e dos músculos.


fonte: Doutíssima

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.