Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

CHÁ VERDE - OS BENEFÍCIOS DE BEBER CHÁ EM TEMPO DE CRISE

15-06-2020

https://i.imgur.com/2Hs5aWX.png

 

 

Os benefícios de beber chá estão muito bem documentados pela comunidade médica, mas durante a crise pandémica que vivemos actualmente o ritual de beber chá, especialmente em familia, ganha uma nova importância.

 


O ritual do chá tem vindo a ser mais e mais prevalente por todo o mundo. Mas afinal, quais são as razões que fazem com que esta bebida se esteja a tornar cada vez mais popular, especialmente durante a pandemia de COVID-19? (1)

 

 

 


O Chá Pode Aliviar a Depressão

 

 


A depressão tem sido um resultado bastante obvio do confinamento e do afastamento que as pessoas tiveram de ter dos seus amigos, familiares, colegas de trabalho, assim como a suspensão de planos e passatempos que teriam antes da pandemia.

 


Um questionário realizado em 2014 mostrou que cerca de 12.4% dos Americanos que se encontravam desempregados sofriam de depressão. Quando este desemprego se tornou de longo prazo, com 27 semanas ou mais, o número cresceu para 18%. (2)

 


Em Maio de 2020, após enfrentarmos as mais altas taxas de desemprego da história devido ao coronavírus, um terço dos Americanos mostraram sinais de depressão e ansiedade clínica. Mais de metade admitiu que o confinamento afetou gravemente a sua saúde mental. (3)

 


Felizmente, o chá já demonstrou ser capaz de reduzir ou aliviar a depressão, sem recorrer ao uso de antidepressivos.

 


"O chá está associado a um menor risco de depressão. Em 2015 uma meta-análise de 11 estudos com quase 23,000 participantes mostrou que por cada três chávenas de chá diárias, o risco de depressão diminuia em cerca de 37%." (4)

 


Uma pesquisa realizada em 2019 pelo jornal "BMC Geriatric" descobriu: (5)

 


"...o consumo frequente de chá está associado com uma significativa diminuição dos sintomas depressivos e esse impacto foi parcialmente mediado pelo status socioeconómico, comportamento de saúde, saúde física, função cognitiva e compromissos sociais."

 

 

 


Mecanismos do Alívio da Depressão

 

 


Acredita-se que os mecanismos do alívio da depressão provêm da cafeína presente em alguns chás? Caso assim seja, o chá representaria os mesmos benefícios que o café e outras bebidas ricas em cafeína.

 


No entanto, uma pesquisa do jornal "Nutrients", outras substâncias além da cafeína podem explicar os efeitos do chá no humor e nas emoções. (6)

 


"A administração oral de polifenol de chá verde durante 7 dias reduziu significativamente a imobilidade de um rato com depressão, sugerindo que o polifenol contém efeitos anti-depressivos.


Os polifenols do chá verde também reduziram os níveis de corticosterona e da hormona adrenocorticotrópica, reduzindo assim as respostas ao stress através da inibição do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. O stress é conhecido por ser um dos factores responsáveis pelos disturbios depressivos."

 

 

 

https://i.imgur.com/gUdfMAi.png

 

 


O Chá Diminui a Ansiedade e Melhora

 

a Capacidade Cognitiva

 

 


A pandemia do COVID-19 causou massas de desemprego, perdas de salários, atrasos de carreiras e aspirações educacionais e, para alguns, custou até mesmo as suas próprias habitações.

 


Não é surpresa que muitas pessoas estejam a sofrer efeitos psicológicos extremamente negativos tais como sintomas de stress pós-traumático, ansiedade, confusão e raiva.

 


O chá verde pode reduzir estes efeitos psicológicos negativos, tais como a ansiedade, ao mesmo tempo que irá melhorar a capacidade cognitiva. De acordo com uma meta-análise do jornal "Phytomedicine": (7)

 


"Os estudos revistos apresentaram evidência que o chá verde influencia sintomas psicopatológicos (ex. redução da ansiedade), a capacidade cognitiva (ex. beneficia a memória e atenção) e a função cerebral (ex. activação da memória de trabalho observada na ressonância magnética)."

 

 

 


Outros Benefícios de Beber Chá

 

 


Mesmo durante tempos mais estáveis, existem uma infinidade de benefícios que o chá nos proporciona. Também não precisa ficar confuso com os diferentes tipos de chá.

 


Chá preto, branco, verde, oolong ou pu´erh, todos provêm da planta Camelia Sinensis, e apenas diferem na forma como as folhas são secadas e preparadas. Por exemplo, o chá preto, as suas folhas são deixadas a oxidar, deixando assim as enzimas reagiram ao oxigénio. As folhas de chá verde, no entanto, não são oxidadas mas sim cozidas a vapor e fritas logo após a sua secagem.

 


Apesar do extrato de chá verde permitir um maior consumo de EGCG (Epigalocatequina Galato) em comparação a outros chás, existem outros benefícios extremamente impressionantes:

 


- Melhora a saúde do coração, fígado, cérebro, densidade mineral óssea, controla o peso e auxilida a pressão sanguínea (8)


- Reduz o stress oxidativo (9)


- Melhora a performance e recuperação física (10)

 


De acordo com o Jornal da Sociedade Indiana de Periodontologia, o chá verde também tem efeitos posítivos: (11)

 

 

Perda de Peso - O EGCG previne a quebra de norepinefrina, causando assim um aumento do metabolismo.

 


Anti-aging - Os antioxidantes do chá verde protegem a pele dos efeitos nocívos dos radicais livre, que causam as rugas e o envelhecimento da pele.

 


Imunidade - Os polifenols e flavonoides encontrados no chá verde aumentam a capacidade do nosso sistema imunitário.

 


Doenças cardiovasculares - O chá verde auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e AVC.

 


Doenças do fígado - Homens que bebem mais de 10 chávenas de chá verde diariamente têm muito menos probabilidade de vir a desenvolver doenças de fígado.

 


Cancro - O EGCG tem vindo a demonstrar uma capacidade de inibir a angiogenese de células tumorar, travando a produção de compostos angiogénicos.

 


Artrite - O chá verde pode ajudar a prevenir e reduzir o risco de artrite reumatoide.

 


Diabetes - O chá verde melhora o metabolismo dos lípidos e glucose, previne o aumento súbito dos níveis de açúcar no sangue e equilibra o rácio metabólico.

 


Alzheimer - O EGCG diminui a produção de beta-amyloid, a proteína que forma placas que entopem o cérebro das vitimas de Alzheimer.

 


Parkinson - Os antioxidantes do chá verde ajudam na prevenção contra os danos das células cerebrais, que podem vir a causar parkinson, auxiliando assim na sua prevenção.

 


Gripes e resfriados - O EGCG tem a capacidade de matar vírus e bactérias.

 


Asma - A teofilina presente no chá verde relaxa os músculos que dão suporte aos tubos bronquiais, reduzindo a gravidade da asma.

 


Stress - A L-teanina, que é um tipo de amino ácido presente no chá verde, pode ajudar no alívio do stress e ansiedade.

 


Intoxicação alimentar - As catequinas presentes no chá verde podem matar as bactérias causadoras de intoxicação alimentar, assim como eliminam as toxinas produzidas por essas mesmas bactérias.

 


Vírus da Imunodeficiência Humana - Quanto ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), o EGCG actua como um bloqueador à proteína transportadora do HIV.

 


Halitose - A halitose é causada maioritariamente por compostos tais como H2S e CH3SH produzidos na cavidade oral. Os polifenols do chá mostraram ter efeitos antimicrobiais.

 

 

https://i.imgur.com/HRVXSAl.png

 

 

 
O Chá Reduz a Inflamação e

 

Poderá Combater o Cancro

 

 


Estudos cientificos mostraram que ingredientes presentes no chá podem reduzir a inflamação e a formação de placas. De acordo com a Harvard Heart Letter: (10)

 


"´O chá é uma boa fonte de compostos conhecidos por catequinas e epicatequinas, que pensamos ser responsáveis pelos efeitos benéficos do chá´, diz o Dr. Howard Sesso, professor de medicina na Escola de Medicina de Harvard.


´Estes compostos pertencem a um grupo de químicos chamado flavonoides. As pesquisas sugerem que os flavonoides ajudam a travar a inflamação, e que também reduzem o acúmulo de placas dentro das artérias. O chá verde tem mais compostos destes do que o chá preto.´"

 


O jornal "Nutrition and Cancer" também demonstrou que o chá verde pode ser uma excelente ferramenta na luta contra o cancro do fígado.

 


"Descobrimos que a probabilidade de desenvolver cancro do fígado é quase nula em pessoas que consumiam chá verde durante longos periodos de tempo (aproximadamente 20 anos)." (12)

 

 

 

Fontes e Referências:

 

1 CNN , 21 de Maio, 2020
2 Gallup, 9 de Junho, 2014

3 The Washington Post, 4 de Maio, 2020

4 BMC Geriatric 19, Artigo número: 246
5 Nutrients 2018, 10(9), 1201
6 Jornal of the American College of Nutrition Volume 25, 2006 - Issue 2
7 Critical Reviews in Food Science and Nutrition: Vol 60, No 10 . 2003;43(1):89-143
8 Nutrition Research 2011 Nov;31(11):813-21
9 Journal of Indian Society of Periodontology 2012 Apr-Jun; 16(2): 161-167
10 Harvard Heart Letter June, 2015
11 Nutrition and Cancer Feb-Mar 2017:69(2):211-220


fonte: Adaptado de: Mercola.com , Healtline.com , NaturalHealthNews.uk

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.