Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

BANHOS DE FLORESTA TORNAM-NO MAIS INTELIGENTE (E MAIS FELIZ!)

17-06-2020

https://i.imgur.com/60kGZBt.png

 

 

O seu corpo responde de forma constante ao ambiente que nos rodeia, seja de forma consciente ou não. A estimulação do tráfego, das luzes artificiais e da tecnologia bobardam-nos a cada minuto. Enquanto isso, as doenças crónicas e disturbios de humor como a depressão e ansiedade sobem cada vez mais. (1 , 2) Por esta mesma razão, os pesquisadores e clínicos voltaram-se para a natureza em busca de soluções.

 

 

 


A FLORESTA OFERECE

 

BENEFÍCIOS MENSURÁVEIS À SAÚDE

 


Um "banho de floresta" ou shinrin-yoku, significa mergulhar na natureza, preferencialmente através de uma caminhada relaxante bem junto das árvores. O conceito foi desenvolvido em 1980, após a rápida mudança dos cidadãos Japoneses, saindo dos campos em direção às zonas mais urbanas. Traduzido como "inspirar a floresta", esta terapia transformou-se num marco da medicina Japonesa.

 


Os banhos de floresta rapidamente diminuiem os níveis das hormonas do sress, a pressão sanguínea, a pulsasão e a frequência cardiaca, em comparação com a exposição a um ambiente urbano. (3)

 


Caminhar na floresta pode dar-nos 8 grandes benefícios:

 


- Redução do stress
- Aumento da função imunitária
- Rápida recuperação de um ferimento ou doença
- Redução da pressão sanguínea
- Melhoria do humor
- Melhoria do sono
- Sono melhorado
- Aumento da concetração e foco
- Aumento dos níveis de energia

 


Outras pessoas dizem que caminhar nas florestas tem efeitos semelhantes à meditação e ao mindfullness - aumento da felicidade e clareza, por exemplo.

 

 

 


COMO FUNCIONAM OS BANHOS

 

DE FLORESTA?

 


Quando algo ativa a resposta ao stress - uma apresentação de trabalho complicada, por exemplo, ou ficar preso no trânsito - o seu corpo liberta uma cascata de hormonas. Quando existe uma repetida exposição a estas hormonas, aumenta o risco de anxiedade, depressão, doenças de coração, ganho de peso e perda da capacidade cognitiva. Isto não é bom.

 


Mas os nossos passeios na natureza têm um papel muito importante capaz de remediar esta onda hormonal. Vamos perceber o porquê:

 

 


#1 DIMINUI AS HORMONAS DO STRESS

 


Os passeios na natureza são uma atividade leve capaz de melhorar o seu humor, diminuir a produção da hormona do stress e aumentar a longevidade. (4) As concentrações de cortisol presentes em pessoas que praticam esta terapia são 12-13% menores comparados com as pessoas que fazem passeios regulares na cidade. Os banhos de floresta diminuem a atividade do nervo simpatético, da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. (5)

 

 


#2 AUMENTA A IMUNIDADE

 


Estar rodeado por árvores, invés de estar simplesmente ao ar livre, poderá explicar os benefícios que os banhos de floresta têm para o sistema imunitário. As árvores verdes libertam compostos aromáticos chamados fitonídeos, que aumentam as NK (células natural killer), que são as defensas principais do sistema imunitário, protegendo contra vírus e doenças. As células NK são suprimidas pela exposição crónica às hormonas do stress, o que pode levar a um sistema imunitário enfraquecido, ou até mesmo ao cancro.


Mas a atividade das células NK é superior quando rodeados de árvores verdes, aumentando quando nos expomos aos fitonídeos. (6)

 

 


#3 TORNA-O MAIS INTELIGENTE

 


Os ganhos cognitivos dos banhos de floresta incluem a melhoria do humor, o aumento da performance mental e aumento da capacidade criativa e de resolução de problemas. (7)

 

 


4# É ÓTIMO PARA O SISTEMA RESPIRATÓRIO

 


Os banhos de floresta são uma excelente oportunidade para respirar ar fresco. A exposição ao ar poluido da cidade afeta negativamente os pulmões. A exposição às párticulas e nêvoas de fumo contribuem para altos níveis de colesterol e de glucose no sangue, e deixa-o propenso a desenvolver ateroesclerose, deixando-o com um risco elevado de desenvolver uma doença coronária. (8 , 9 , 10)

 

 

 


NÃO HÁ FLORESTA?

 

NÃO HÁ PROBLEMA!

 


O banho de floresta é uma excelente ideia se tivermos acesso a uma floresta. Mas e se vivermos no centro de uma cidade ou em algum local com pouca natureza? Aqui estão algumas coisas que pode tentar:

 


- Saia para a rua: Não tem floresta? Não há problema. Tente encontrar uma pequena zona que contenha um pouco de jardim, ou simplesmente uma rua silenciosa onde possa caminhar durante 20-40 minutos. O silêncio tem um efeito profundo no relaxamento do sistema nervoso, por isso deixe a musica e os fones em casa. Nota: Evite a exposição à poluição, mantendo-se fora da rua durante as horas de ponta. Existem também plantas que limpam o ar e é sempre uma boa ideia tê-las em sua casa. Vá para longe da cidade sempre que possivel para respirar ar fresco.

 


- Pratique "earthing": ´Earthing´ ou "aterramento" é um acto de reconectar o seu corpo com a terra, andando na relva ou na terra sem calçado, ou tocando com parte do seu corpo na terra. A troca de energia entre o seu corpo e a terra promove um melhor sono, reduz a dor e promove um sentido geral de bem-estar. (11)

 


- Difuse óleos essenciais no seu escritório ou quarto: Os fitonídeos presentes nos óleos essenciais de ciprestre produzem efeitos de melhoria do sistema imunitário semelhantes aos que são produzidos quando realizamos os banhos de floresta. (12 , 13)

 

 

 

Fontes
1) National Institute of Mental Health, Anxiety Disorder Statistics
2) National Institute of Mental Health, Major Depression
3) Environ Health Prev Med 2010 Jan;15(1):18-26
4) J Physiol Anthropol 2006 Jul;25(4):281-9
5) Environ Health Prev Med. 2010 Jan; 15(1): 18–26 Published online 2009 May 2
6) J Biol Regul Homeost Agents Jan-Mar 2008;22(1):45-55
7) Association of Nature & Forest Therapy
8) Lancet 2016 Aug 13;388(10045):696-704
9) J Clin Endocrinol Metab 2016 Jun;101(6):2460-7
10) J Clin Endocrinol Metab 2016 Jun;101(6):2460-7
11) J Environ Public Health. 2012; 2012: 291541. Published online 2012 Jan 12.
12) Int J Immunopathol Pharmacol Oct-Dec 2009;22(4):951-9
13) Phytoncides (Wood Essential Oils) Induce Human Natural Killer Cell Activity


voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.