Não sentir vontade de comer pode estar ligado a diversos motivos, desde emocionais até a doenças crónicas. Sofre com a falta de apetite e não sabe o que fazer para recuperá-lo? Confira as principais causas desse problema, de acordo com uma nutricionista, e dicas do que pode ser feito em cada caso.
Causas da Falta de Apetite
De acordo com a nutricionista Camille Cesário Reis (CRN 44408), a falta de apetite pode estar ligada a fatores variados. Saiba quais são os mais comuns e como proceder em cada caso:
Anemia ou Deficiência de Ferro
Uma das causas da falta de apetite pode ser a anemia ou a deficiência de ferro. A nutricionista explica que “o primeiro ponto para tratá-los é investigar qual o motivo que desencadeou essa condição, podendo ser por consumo insuficiente de nutrientes – como ferro, vitamina B12, ácido fólico -, perda sanguínea ou deficiência na absorção.
O que deve ser feito: No caso de consumo insuficiente de certos nutrientes, os alimentos ricos em cada um devem ser incluídos na alimentação. Camille explica que há a necessidade de suplementação em algumas situações. Já para a dificuldade de absorção, o que deve ser tratado é o intestino, pois é nele que os nutrientes são absorvidos.
Problemas Emocionais
Transtornos emocionais como o stress, a ansiedade e a depressão podem ser a causa da falta de apetite. A nutricionista alerta que, nesse caso, o diagnóstico deve ser feito a partir da consulta com um psicólogo ou psiquiatra.
O que deve ser feito: O tratamento principal deve ser acompanhado por um psicólogo ou psiquiatra. Além disso, “a prática de exercícios regulares e o consumo de alimentos ricos em triptofano, como castanhas, banana, canela, feijões, ovos, peixes e cacau, podem auxiliar no tratamento. Outro ponto imprescindível é ter uma boa saúde intestinal, pois o intestino é responsável por produzir grande quantidade de serotonina, a hormona do bem-estar.”
Transtornos Alimentares
Uma das características dos transtornos alimentares como a anorexia é a falta de apetite.
O que deve ser feito: Para resolver esse problema, é necessário procurar ajuda de um psicólogo e um nutricionista especializado em transtornos alimentares. Camille informa que “em São Paulo, o Hospital das Clínicas tem um ambulatório específico para esse tipo de tratamento chamado Ambulim, em que todo o tratamento é feito de forma gratuita.”
Infecções e Inflamações
Infecções ou inflamações, sejam elas bacterianas, virais ou parasitárias, também podem ser a causa da falta de apetite.
O que ser feito: A nutricionista explica que não há um tratamento universal nesse caso. “É necessário procurar um médico para a realização de exames e a descoberta da causa do problema. Sabendo a causa, o médico indicará o tratamento adequado.”
Doenças Crónicas
Doenças crónicas como o cancro, distúrbios neurológicos, diabetes e insuficiência cardíaca podem apresentar a falta de apetite como um dos sintomas.
O que deve ser feito: Novamente, é necessário fazer exames e ter um diagnóstico específico para cada caso. Assim, o tratamento será direcionado e o apetite será restabelecido.
Consumo de Álcool ou Dependência Química
O alto consumo de álcool, cigarro e drogas, além de diversas outras complicações de saúde, podem afetar o apetite.
O que deve ser feito: Segundo Camille, “esse quadro só é revertido com a mudança de hábitos, parando de consumir as substâncias em questão. De qualquer forma, manter uma alimentação equilibrada, consumo de água suficiente e uma rotina bem estabelecida de exercícios podem ajudar a minimizar os efeitos prejudiciais.”
Apesar dessas serem as principais causas da falta de apetite, é importante fazer exames com frequência para obter um real diagnóstico e um tratamento eficaz, acompanhado por um(a) especialista.
fonte: Dicas de Saúde
|