A máscara de proteção tornou-se um "acessório" de uso frequente com a pandemia do COVID-19. O surgimento de acne causado pelo uso das máscaras é conhecido como “maskne”. Já ouviu falar? Para saber tudo sobre e como evitar o problema, confira as informações que publicamos neste artigo!
O que é "Maskne"?
Maskne nada mais é do que lesões acneicas induzidas pelo uso da máscara. As lesões tendem a predominar na área coberta pela mesma, segundo a dermatologista Julia Rocha.
O abafamento da região, assim como o atrito, estão relacionados ao desencadeamento do quadro. “Podemos classificar a maskne como uma acne oclusiva ou mecánica, em que o contato repetitivo com a vestimenta predispõe uma irritação local, seguida pelo surgimento das temidas lesões”, aponta Julia.
Como evitar a "Maskne"?
Mas, calma! A dermatologista Julia Rocha indicou algumas dicas que auxiliam na prevenção ou minimização do problema. Olha só quais são:
1. Escolha da máscara e cuidados com ela
Prefira máscaras 100% de algodão. Sempre que observar que ela ficou húmida, o ideal é que seja trocada. Além disso, é fundamental que a máscara de tecido seja lavada todas as vezes, já que o acúmulo de resíduos na região pode predispor ao quadro.
2. Mantenha uma boa rotina de higiene
Lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete adequado para o seu tipo de pele auxilia na remoção da sujidade e maquilhagem. E certifique-se que a pele está limpa e seca antes de colocar a máscara.
3. Utilize hidratantes
Aplicar um hidratante próprio para o seu tipo de pele diariamente antes de colocar a máscara de proteção, auxiliará na barreira de proteção cutânea.
4. Evite o uso de maquilhagem associado ao da máscara
A dermatologista indica que essa atitude é válida para não piorar o componente oclusivo.
5. Mantenha uma rotina de cuidados específicos
Se possível, mantenha ou inicie uma rotina de cuidados com a pele individualizada com seu dermatologista para a prevenção e tratamentos adequados.
6. Lembre-se que a acne não ocorre exclusivamente pelo uso da máscara
Alimentação inadequada e fatores emocionais também podem funcionar como gatilhos. “Nas situações de stress, o nosso organismo aumenta a secreção da hormona cortisol, que pode piorar o quadro de acne”, afirma Julia.
7. Não deixe de usar a máscara
A profissional aponta que a máscara não deve ser deixada de lado no caso de surgimento ou intensificação da acne, pois continua sendo aliada fundamental na sua proteção.
Com essas recomendações, fica mais fácil amenizar a maskne sem deixar de lado a prevenção.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
fonte: Dicas de Mulher
|