Salada com nitrato
Beterraba, rabanete, espinafre, cenoura e alface esses vegetais ajudam a combater a doença. E isso graças ao nitrato, sugere um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, que acaba de sair. Segundo Joel Petersson, pesquisador sueco do Departamento de Biologia Celular, a substância desses alimentos (ver lista abaixo) é convertida em óxido nítrico, que, por sua vez, melhora o fluxo sanguíneo na mucosa gástrica. Quanto mais bem irrigada a parede estomacal, maior a sua capacidade de se defender do ataque de ácidos nocivos, explicou o especialista.
NÃO CONFUNDA O nitrato dos vegetais vem do solo em que as plantas são cultivadas. Ou seja, não tem nada a ver com aquele derivado de reações químicas do nitrito este, sim, um ingrediente nocivo utilizado na confeção de alimentos à base de carnes vermelhas. O dos vegetais ajudaria até mesmo a abaixar a pressão arterial, segundo uma pesquisa publicada na revista britânica Hypertension. Bastaria consumir meio litro de sumo de beterraba por dia.
Bróculos no prato. Já
O motivo para incluí-los no menu é o de sempre: o sulforafane, substância abundante nesse e em outros vegetais do grupo dos crucíferos. Ele dificulta a sobrevivência da H. pylori, bactéria responsável por doenças no estômago, como úlcera e câncer. Foi o que revelou um especialista no assunto, David A. Peura, do Departamento de Gastroenterologia e Hepatologia da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos: O mecanismo de ação ainda é um mistério, mas pesquisas em laboratório confirmam esse efeito. Outro recente trabalho americano, desta vez da Universidade da Califórnia, comprova o poder do tal sulforafane contra aquelas moléculas que levam à morte prematura das células, antecipando o envelhecimento e favorecendo doenças relacionadas à idade.
MAIS HORTALIÇAS COM SULFORAFANE: Couve-manteiga Couve-flor Couve-de-bruxelas Repolho (o comum e o roxo) Rúcula fonte: por CIDA DE OLIVEIRA
|