Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

HOMOCISTEÍNA. O QUE É E QUANDO FAZER?

12-09-2022

SAIBA O QUE É E QUANDO FAZER.


 

A homocisteína trata-se de um aminoácido que está presente no plasma do sangue. Por ser um marcador cardíaco permite avaliar o aparecimento de doenças cardiovasculares visto que, níveis muito elevados podem levar a um maior risco de angina instável.

Normalmente, um cardiologista ou um médico de clínica geral podem pedir um exame deste carácter. O objetivo será observar a quantidade deste aminoácido no sangue, avaliando a necessidade de se iniciar um tratamento para prevenir eventuais problemas cardiovasculares.

É importante salientar que, este exame deve ser realizado em jejum de 12 horas ou, de acordo com outra recomendação do médico.

De seguida, é importante compreender quando é que se deve realizar este exame.

 

Quando fazer esse exame?

É bastante comum que o seu médico possa pedir um exame de homocisteína para verificar quais as quantidades que estão presentes no sangue, avaliando,
assim, a necessidade de se iniciar um tratamento para prevenir situações graves.

Para além disso, uma dose correta de homocisteína pode ser útil para controlar problemas relacionados com a tiroide visto que, se pode observar uma alteração na circulação deste aminoácido.

Tendo em conta os aspetos apresentados anteriormente, queremos deixar uma nota importante para si: é fundamental que o resultado deste exame seja avaliado em conjunto com o resultado de outros exames de sangue que tenham sido solicitados.

De facto, os valores normais podem variar entre laboratórios. Normalmente, a quantidade de homocisteína no sangue é considerada normal quando se encontra entre 5 e 15 μmol/L.
De acordo com a concentração que esteja presente no sangue, o seu médico será a pessoa indicada para o aconselhar com o melhor tratamento.

É importante destacar que, a utilização de alguns medicamentos podem interferir no resultado do exame, aumentando, assim, os níveis de homocisteína no sangue. Por esta razão, no momento de realizar este procedimento, deve informar qual é a medicação que está a tomar, para não influenciar nos resultados da análise.

Lembre-se: Sempre que existir um aumento ou diminuição destes níveis, é importante consultar um médico com máxima urgência para evitar doenças que possam colocar a sua vida em risco.

Se está à procura de uma vida com bem-estar, apareça na Trovisca. Marque a sua consulta!!


fonte: Trovisca

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.