Saiba com o Teste de Intolerância Alimentar!
O que nosso organismo demora a metabolizar?
Provavelmente, já ouviu falar em Intolerância Alimentar. Esta é caracterizada pela ausência ou deficiência de uma determinada enzima no corpo, o que dificulta o processo de digestão de alguns alimentos. Os sintomas são diversos, mas os mais comuns são os gastrointestinais, como é o caso de vómitos ou diarreia.
Mas afinal, o que é que o nosso organismo demora a digerir?
Conheça algumas das principais situações:
- Alimentos com lactose: para quem tem este tipo de intolerância, leite de vaca e os seus derivados como queijos, iogurtes e manteiga são opções a serem evitadas; - Alimentos com glúten: é melhor evitar fontes de trigo, cevada e centeio, como pães e massas; - Alimentos com frutose: o açúcar natural das frutas pode ser encontrado também em alguns cereais e deve ser evitado; - Alimentos com histamina: devem evitar alimentos em conserva, especialmente conservas, como é o caso de peixes enlatados e algumas bebidas alcoólicas, como o vinho;
De seguida, é importante compreender quando é que se deve realizar este teste. Continue lendo o artigo para saber!
Quando fazer o Teste de Intolerância Alimentar?
Se verificar que os sintomas são recorrentes e o impedem de realizar a sua rotina diária, é importante consultar um especialista para realizar os devidos exames.
Quando estamos perante uma situação de intolerância alimentar, os sintomas começam a aparecer algumas horas depois de consumir um determinado alimento.
É importante destacar que, a utilização de alguns medicamentos podem interferir no resultado do exame. Por esta razão, no momento de realizar este procedimento, deve informar qual é a medicação que está a tomar, para não influenciar nos resultados da análise.
Como é realizado o Teste de Intolerância Alimentar?
Existem muitas formas de realizar o teste para avaliar uma intolerância alimentar e para cada situação é visto qual é o melhor procedimento.
O mais comum e correto é o exame de sangue que consegue identificar a presença ou ausência da enzima no corpo do paciente. Entretanto, é sempre válido solicitar ao médico que indique qual é a deficiência a ser analisada.
Para a doença celíaca, por exemplo, um dos exames mais indicado é ISAC.
Já para a intolerância à lactose, o exame consiste em o paciente ingerir dentro de grupos de horários específicos uma determinada quantidade de lactose para que se identifique a reação no seu corpo.
Consulte um especialista para a realização do teste. Fale com a Trovisca! fonte: Trovisca
|