O duelo entre duas das frutas mais gordurosas começa difícil para o coco. afinal de contas, ele possui praticamente quatro vezes mais calorias e lipídios do que o abacate. pelo menos suas gorduras — os ácidos láurico e monolauril — são daquelas boas, que fortalecem o sistema imunológico e têm ação antifúngica. além de ser mais magrinho, o abacate é rico em ácido oleico, ou ômega-9, uma gordura que ajuda a reduzir o colesterol ruim, afastando doenças cardiovasculares. Mas isso não é desculpa para abusar.
“Tanto uma fruta como a outra devem aparecer, no máximo, duas vezes por semana no cardápio”, recomenda a nutricionista Thais souza, da rede Mundo verde, na capital paulista. para quem vive sob tensão, melhor gastar a cota com o abacate. “ele tem uma substância chamada beta-sisterol, que auxilia no controle do cortisol, o hormônio do estresse”, informa Thais. se você não anda tão estressado, pode deixar o paladar escolher.
Energia Abacate .....................96 cal Coco ........................ 406 cal
Proteínas Coco ............................. 3,7 g Abacate ....................... 1,2 g
Lipídios Abacate .......................8,4 g Coco ..............................42 g
Carboidratos Abacate .......................... 6 g Coco ...........................10,4 g
Fibras Abacate .......................6,3 g Coco .............................5,4 g
Potássio Abacate ..................206 mg Coco ........................... 51 mg fonte: Thaís Manarini | foto Alex Silva
|